Covid-19: Prefeito de Brusque participa de reunião com governador

Publicidade
Utilidade pública

O Prefeito de Brusque Jonas Paegle e o secretário de Saúde Humberto Fornari participaram de uma videoconferência organizada pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), com governador Carlos Moisés  e o secretário de Saúde do Estado André Motta Ribeiro, entre outras autoridades. O encontro também contou com chefes de executivo das 20 maiores cidades catarinenses.

Durante a reunião, o secretário de Saúde do estado comentou sobre a preocupação com a velocidade de contaminação do Coronavírus. Mencionou que atualmente Santa Catarina conta com 75 leitos disponíveis de UTI Covid e que a proximidade das férias e das festividades de fim de ano é uma grande preocupação.

No fim do encontro, o governador se comprometeu a publicar um novo decreto estadual padronizando algumas questões. Para ele, o estado vive um momento de risco e a sociedade precisa estar envolvida. Possivelmente será estabelecido um horário para toque de recolher.

“Precisamos restringir atividades a partir de determinado horário e não só a circulação de pessoas nas ruas. Então a ideia é que funcione até às 23h, se dê uma hora para a conclusão dos serviços e depois os estabelecimentos encerrem as atividades. A fiscalização deve ser realizada pelos estados e municípios. Por outro lado, a extensão do horário do comércio e do transporte público eu acho útil”, destacou Moisés.

Para o secretário de Saúde de Brusque, o estado todo está bastante preocupado com a situação atual da pandemia. “Basicamente não tivemos nenhuma modificação nos critérios, do ponto de vista comercial. Brusque está com um número elevadíssimo de casos. Estamos com 1.365 casos ativos e com as UTIs da nossa região com 89% de ocupação dos leitos Covid. O que nos deixa mais preocupados do que nunca. Existe tratamento? Não. Existe medicação protocolar para diminuir a gravidade da doença. Por isso, pedimos a população que evite aglomeração e tome todos os demais cuidados necessários”, frisa Fornari.

De acordo com o prefeito de Brusque, a população precisa ter ainda mais consciência no período de festas que se aproxima. “Foi uma discussão importante com o governador do Estado. Vamos aguardar o decreto. Agora que vem o final do ano e Santa Catarina tem situações bem diferenciadas, com grande faixa de praias, pedimos cautela da população. É importante evitar o aglomero de pessoas, que a população se reserve no Natal as comemorações mais restritas, sem juntar famílias de diferentes regiões”, ressalta.

Publicidade
Últimas notícias

Brusque Championship MMA movimenta a cidade neste domingo

Competição conta com dois atletas ex-UFC e um ex-Bellator Neste domingo (08), a Arena Brusque sedia o Brusque Championship MMA....
Publicidade
WhatsApp chat