20.7 C
Brusque
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioNotíciasGeralDefesa Civil faz balanço das ocorrências registradas após as chuvas deste sábado...

Defesa Civil faz balanço das ocorrências registradas após as chuvas deste sábado (12)

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Defesa Civil de Brusque emitiu, no início da noite deste sábado (12), um balanço das ocorrências registradas após as chuvas desta tarde em Brusque e região.

Conforme a Coordenaria de Proteção e Defesa Civil de Brusque, foram seis ocorrências, em cinco bairros da cidade. Duas delas ocorreram no São João. As demais no Steffen, Santa Rita, Paquetá e Águas Claras.

O diretor da Defesa Civil, André Cristiano Archer, ressalta que assim que recebeu o alerta da Defesa Civil Estadual, a Defesa Civil de Brusque emitiu, às 15h12, em suas redes sociais, atenção para a possibilidade de temporal com descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais.

O local com a maior quantidade de chuva acumulada foi o Cedro Alto, com 71,8 milímetros registrados, seguido pelo Zantão e Bateas, com 58 e 53,7 milímetros, respectivamente.
Archer destaca que os pontos de alagamentos registrados no órgão foram: bairros Primeiro de Maio, Santa Rita, Santa Terezinha, Santa Luzia e Centro.

Ele pede atenção da população que reside em áreas de risco devido a quantidade significativa de chuva registrada. “É preciso ter atenção com deslizamentos, uma vez que o centro nacional de alerta de desastres naturais- CEMADEN, emitiu alerta com risco moderado para o município após as chuvas”, observa.

Entre as recomendações, a Defesa Civil orienta para que as pessoas fiquem atentas à inclinação de poste e árvores; aparecimento de rachaduras em muros e paredes, bem como qualquer movimento de terra ou rochas próximo a residência. “Caso ocorra qualquer situação adversa a comunidade pode utilizar o número 199 que é o telefone de emergência”, finaliza o diretor.

Conforme Sistema Municipal de Telemetria da Defesa Civil de Brusque os acumulados de chuva atingiram os seguintes volumes
Bairro Volume em Milímetros
Cedro Alto 71,8
Zantão 58
Bateas 53,7
Limeira 48,6
Steffen 45,7
Poço Fundo 44,6
Centro 42

Publicidade
WhatsApp chat