Cerimônia marca inauguração do Bloco da Saúde Doutor Carlos Moritz

Evento foi transmitido ao vivo pelo canal da UNIFEBE, no Youtube.

Publicidade
Utilidade pública

A entrega oficial do Bloco da Saúde Doutor Carlos Moritz marcou nesta terça-feira (22), mais uma etapa do projeto educacional do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). A cerimônia de inauguração foi transmitida pelo canal da instituição, no Youtube.

Durante a solenidade, prestigiada presencialmente por autoridades e pessoas diretamente envolvidas na construção do Bloco, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, agradeceu o apoio de todos os colaboradores, estudantes e comunidade em geral. “Hoje, o sonho de muitos tornou-se realidade. Desta que não é uma obra só para os nossos estudantes, mas para toda a comunidade de Brusque e região”, salientou.

O espaço com mais de 4 mil m² de área construída, contempla auditório para aproximadamente 180 pessoas, sala de coordenação de cursos, sala de professores, laboratório de anatomia humana, laboratório de técnicas anatômicas, de habilidades cirúrgicas, morfofuncional, multifuncional, laboratório de simulação realísticas com robôs de alta fidelidade, laboratórios de habilidades médicas com consultórios, residências simuladas e enfermarias.

A estrutura que será utilizada pelos acadêmicos de Medicina, Educação Física e Psicologia da UNIFEBE conta com equipamentos referências em tecnologia, além de possuir sistemas de iluminação e controle de temperaturas iguais aos padrões utilizados em ambientes hospitalares.

Para a construção do novo bloco, a UNIFEBE utilizou R$ 6,4 milhões do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mais recursos próprios.

O prefeito de Brusque, doutor Jonas Oscar Paegle, reforçou em sua fala a parceria do poder público municipal com a instituição, e destacou o orgulho em representar a cidade em um momento como este. “Como médico e prefeito, foi um privilégio ver o curso de Medicina dar seus primeiros passos em minha gestão, e hoje, nos engrandece mais ainda prestigiar a inauguração deste espaço que formará novos profissionais da saúde. Parabéns, UNIFEBE”, frisou.

Homenagem

Além da inauguração, o Bloco da Saúde homenageou um importante nome da medicina brusquense: Doutor Carlos Moritz. Com uma longa e reconhecida carreira como médico clínico geral e cirurgião, atuando por muitos anos no Hospital Azambuja, do qual foi diretor clínico, e no Hospital e Maternidade de Brusque, Doutor Carlos Moritz foi o primeiro médico do Sindicato dos Operários nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, em 1942, e em 1969 foi sócio fundador e o primeiro presidente da Associação Brusquense de Medicina.

A filha de doutor Carlos Moritz, Maria Tereza Moritz Montibeller, representou a família durante a homenagem. “Agradecemos por esta honrosa e merecida homenagem. Nosso desejo é que as futuras gerações de médicos que se formarão aqui na UNIFEBE possam ter essa consciência de corpo, mente e espírito, e que o amor à profissão esteja sempre presente na vida deles”, desejou.

Para eternizar a figura do médico que deu seu nome ao Bloco da Saúde, a UNIFEBE expôs seu busto no hall de entrada do novo espaço. A obra, que por anos, esteve exposta na sala de espera do centro cirúrgico do Hospital Evangélico de Brusque (atualmente Imigrantes), foi doada à Casa de Brusque, que cedeu à UNIFEBE.

Publicidade
Últimas notícias

Secretário de Assistência Social fala sobre trabalho para proteger famílias carentes do frio intenso

O Secretário Municipal de Assistência Social, Jocima dos Santos de Lima, esteve no Jornal da Diplomata na manhã desta...
Publicidade
WhatsApp chat