Covid-19: Vacinação em Brusque deve iniciar nesta terça-feira, 19

Os primeiros brusquenses a receberem a vacina serão: o senhor Walter Orthmann, que entrou no Guiness Book por ser o funcionário com maior tempo em atividade na mesma empresa; o chefe de gabinete da Prefeitura de Brusque Aurinho Silveira de Souza e um representante de cada hospital da cidade (Azambuja, Dom Joaquim e Imigrantes)

Publicidade
Utilidade pública

A Secretaria de Saúde de Brusque reuniu na tarde desta segunda-feira (18), os membros do Comitê Gestor, criado para elaboração do Plano de Contingência Municipal para Vacinação contra Covid-19. Logo após o encontro, o secretário de saúde Osvaldo Quirino de Souza e o médico infectologista Ricardo Freitas atenderam os profissionais de imprensa.

Neste primeiro momento, Brusque estima receber cerca de mil doses da vacina, que serão armazenadas no Batalhão da Polícia Militar, no bairro Santa Terezinha. Com o lema “Vacinar é proteger”, a campanha em Brusque vai contemplar inicialmente profissionais da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 (UTI, Pronto atendimento, enfermaria Covid e Centro de Triagem), idosos com mais de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência.

Conforme forem chegando mais doses será iniciada a segunda fase, onde serão imunizadas pessoas entre 60 e 74 anos e a terceira fase, com a vacinação de pessoas com comorbidades.

“Temos toda a logística já estruturada, com todas as equipes preparadas, mas não temos ainda o quantitativo exato de vacinas que virão para Brusque”, explica o secretário.

Secretário de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza e o médico infectologista Ricardo Freitas. (Foto: Diplomata FM)

Após a vacinação dos profissionais de saúde nos hospitais e Centro de Triagem serão montados dois grandes postos de vacinação, um na Unifebe e outro na Uniasselvi.

“Nós estamos prontos para começar a campanha. As vacinas irão para a regional de Blumenau e depois serão trazidas para Brusque. Assim que recebermos começaremos imediatamente o processo de imunização, conforme determinação do prefeito Ari Vequi”, afirma.

Primeiras doses

Os primeiros brusquenses a receberem a vacina serão: o senhor Walter Orthmann, que entrou no Guiness Book por ser o funcionário com maior tempo em atividade na mesma empresa; o chefe de gabinete da Prefeitura de Brusque Aurinho Silveira de Souza e um representante de cada hospital da cidade (Azambuja, Dom Joaquim e Imigrantes).

“Eu como secretário de Saúde, que tenho a obrigação de mostrar à população a segurança da vacina e a importância dela, também serei um dos primeiros a ser vacinado”, ressalta Souza.

Segurança da vacina

Durante a coletiva, o secretário de Saúde enfatizou a necessidade de toda a população ser vacinada assim que possível. “A nossa postura sempre foi a acreditação científica. Pedimos encarecidamente a todas as pessoas que venham se vacinar, dentro do período que será determinado e amplamente divulgado. Queremos vacinar 100% da população”, ressalta o secretário.

Ele pede que cada grupo aguarde com paciência a sua vez de ser imunizado. “Estamos muito tranquilos, pois conhecemos Brusque e seu povo ordeiro e absolutamente consciente e evoluído. Acreditamos que todos vão compreender e respeitar a sua vez”, frisa.

Para agilizar as próximas etapas da vacinação, a Secretaria de Saúde orienta todos os cidadãos que procuram as unidades de saúde dos seus bairros para atualização cadastral.

De acordo com o médico infectologista, Ricardo Freitas, a vacina que será disponibilizada para Brusque é a CoronaVac. “Quem tomar a primeira e a segunda dose não está livre para retirar a máscara, parar de utilizar álcool em gel ou deixar de manter distanciamento social. Pelo contrário, deve continuar com os mesmos cuidados de hoje. Isso porque a vacina não impede a transmissão da doença. O estudo de transmissibilidade ainda está em andamento”, alerta.

Publicidade
Últimas notícias

Jovens talentos do Beach Tennis de Brusque são destaque em competição

Os atletas de beach tennis da Sociedade Esportiva Bandeirante foram destaque no ITF New Generation - CBT, realizado de...
Publicidade
WhatsApp chat