Secretaria de Saúde de Brusque apresenta Plano de Ações para os próximos quatro anos

Metas a curto, médio e longo prazo, fazem parte do planejamento de ações e novos serviços que serão ofertados pelo poder público municipal

Outras notícias da semana

O prefeito e vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi e Gilmar Doerner, conheceram na tarde desta quinta-feira (21) o Plano de Ações da Secretária de Saúde, considerada uma das pastas prioritárias da nova administração municipal. Durante o encontro, o secretário Osvaldo Quirino de Souza, apresentou o cronograma com os principais pontos a serem executados ainda no primeiro semestre, em paralelo a estratégia já traçada de combate ao COVID-19.

O principal destaque é a implantação do programa “Brusque Fila Zero”, que visa acabar com as demandas represadas de consultas, exames e cirurgias nas mais diversas especialidades. “O Fila Zero é a nossa prioridade, pois foi um compromisso assumido em nosso plano de governo onde serão investidos neste ano mais de R$ 6 milhões em várias   áreas. Claro que nosso foco continua o sendo o combate a pandemia, mas vamos dar atenção nas outras doenças que afligem nossa população”, comenta Ari Vequi.

Segundo o Osvaldo Quirino de Souza o “Brusque Fila Zero” será feito em fases, sendo que a primeiro lote deve começar já no primeiro semestre. “Serão consultas, exames, cirurgias e acompanhamentos que farão parte do programa, todas, em princípio, deverão ser realizadas em Brusque nos dois hospitais filantrópicos (Azambuja e Dom Joaquim). As especialidades vão de cirurgia geral, vesícula biliar, urologia, ortopédicas, oftalmológicas, entre outras, além de uma série de exames complementares”, comenta o secretário.

Outras ações como a ampliação do programa Primeiro Abraço, que já está em operação e consiste no apoio as mães e recém-nascidos no Hospital Azambuja; a implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e do Centro de Prevenção e Reabilitação de Cardiovasculares; a terceira unidade do Centro Especializado Odontológico (CEO), com foco em ortodontia móvel; todos a serem iniciados a médio prazo, foram destacados na reunião.

O prefeito também reforçou o pedido para a pasta possa o mais rápido possível abrir o Pronto Atendimento (PA) do bairro Santa Terezinha, no prédio em frente a Unifebe e que também vai abrigar o Serviço de Atendimento as Vítimas de Violência (SAVs) e o Centro Materno Infantil de Brusque. “Temos um compromisso com essa região para a abertura de um PA que possa desafogar as demais unidades da cidade. As tratativas finais, o projeto de readequação e a formalização do convênio são as fases que faltam para que possamos, de uma vez por todas, entregar este aparato de saúde para Brusque”, finaliza Vequi.

Participaram do encontro os Secretários de Fazenda e Gestão Estratégica; Comunicação Social – William Molina e Rodrigo Cesari, respectivamente e os diretores da Secretária de Saúde, Camila Pereira e Eugênio José Paiva Maciel.

Últimas postagens

Publicidade
WhatsApp chat