23.3 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralManhã de sábado tem ocorrências de deslizamentos e alagamento por conta das...

Manhã de sábado tem ocorrências de deslizamentos e alagamento por conta das chuvas

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A manhã deste sábado começou com muito trabalho entre Brusque e Guabiruba por conta do acúmulo de água das últimas horas e semanas. Logo pela manhã ouvintes já relatavam deslizamento de terra na rua São Pedro. A situação obstruiu os dois sentidos da via pública.

Rua São Pedro, entre Brusque e Guabiruba. (Foto: Corpo de Bombeiros)

No local, o deslizamento de encosta sobre a via pública de ocorreu no acesso secundário a cidade de Guabiruba bloqueando-a completamente. Não houve pessoas feridas. A Polícia Militar sinalizou o local e a Secretaria de Obras da Prefeitura já estava no local realizando a remoção da terra para a posterior liberação da via pública.

Alagamento de residência

Já por volta das 8h25 os bombeiros foram chamados para uma ocorrência de alagamento de residência, na rua Henrique Schaefer, bairro Imigrantes.

No local, alagamento de residência proveniente dos terrenos adjacentes tendo em vista que a residência encontra-se em desnível, ou seja, a residência é mais baixa que a via pública e também com os outros terrenos adjacentes.

Conforme os bombeiros, no interior da residência havia uma lâmina de água com aproximadamente 5cm que alagou aproximadamente 80% da residência. Não houve pessoas feridas, apenas danos materiais. Na residência vivem três crianças e dois adultos. Assim, após repassar orientações de segurança a solicitante, a guarnição retornou a base e repassou o caso a Defesa Civil de Guabiruba.

Rodovia Pedro Merizio

Por volta das 8 horas a guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para queda de arvore em via pública. Ao chegar no local a guarnição confirmou a ocorrência onde se tratava de uma queda de barreira seguida de queda e arrastamento de outras duas arvores, bloqueando meia pista da rodovia Pedro Merizio, no bairro Dom Joaquim.

No local a ação realizada pela guarnição foi de realizar a avaliação e dimensionamento da cena, isolamento e segurança do local, com a utilização de cones e mais a sinalização manual de um resgatista para os veículos que transitavam pelo local ser de risco.

Rodovia Pedro Merizio, Dom Joaquim, entre Brusque e Botuverá. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Após avaliação das árvores, foi iniciado os trabalhos de corte e desbaste das arvore, onde foram cortadas e colocadas nas margens da rodovia em local seguro e afastado do veículos que transitavam. Foi realizado o isolamento do local da queda de barreira, com a utilização de fita zebrada e colocado alguns galhos verdes no meio da via informando aos motoristas o risco a frente, como medida informativa e preventiva. Também foi entrado em contato com a Secretaria de Obras do município, informando a queda de barreira e a necessidade de maquinário no local, para a limpeza e remoção dos detritos.

Publicidade
WhatsApp chat