22.5 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasPolíticaResumo da sessão ordinária de 02 de fevereiro de 2021

Resumo da sessão ordinária de 02 de fevereiro de 2021

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Câmara Municipal de Guabiruba realizou na noite de terça-feira, 2, a primeira sessão ordinária de 2021. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Koramnn (Progressistas) contando com a participação dos demais oito parlamentares e também das presenças do prefeito Valmir Zirke, e do vice-prefeito Cledison Roberto Kormann.

A sessão foi presencial e contou com a presença de um bom público, respeitando a lotação máxima de 30% da capacidade do plenário em cumprimento as normas de saúde estabelecidas pelos decretos municipal e estadual de combate ao coronavírus.

Para os vereadores Alexandre Pereira, Ricardo José Schlidwein, Jair Kormann, todos da bancada dos Progressistas, e para os parlamentares Maria Simone Fischer, Ronaldo Kohler e Wagner Fischer Westarb, bancada do (MDB) foi a primeira sessão no parlamento guabirubense. Eles utilizaram seus espaços em sua maioria para fazer seus agradecimentos e narrar a experiência de ocupar uma vaga na Câmara Municipal.  

Mesa diretora da casa legislativa com as presenças do prefeito e vice de Guabiruba. (Imagem: Diplomata FM).

Além do presidente os vereadores Waldemiro Dalbosco (Progressistas) e Vilmar Gums (MDB) foram vereadores reeleitos.

A sessão, a primeira dessa legislatura como de costume contou com a participação do prefeito Valmir Zirke e do vice-prefeito Cledison Roberto Kormann, que compuseram a mesa de trabalhos.

O prefeito Valmir Zirke usou a tribuna para falar sobre a importância do trabalho em conjunto entre os dois poderes e também para fazer alguns relatos sobre a situação das famílias atingidas pelas chuvas na cidade.

Alexandre Felipe Pereira

Uso o espaço da palavra livre para agradecer os votos que possibilitaram sua eleição para a legislatura de 2021/2024, destacando na sequência seus objetivos e ações.

Discorreu sobre as chuvas que atingiram a cidade e os prejuízos para as famílias atingidas e para infraestrutura da cidade. Aproveitou para parabenizar as secretarias de Obras, Assistência Social pelas ações e trabalhos executados.

Ainda sobre o tema chuvas parabenizou a comunidade regional e empresários da cidade pelo “espirito” solidário.

Por fim, agradeceu ao deputado Ricardo Alba pela emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, que será destinada para Guabiruba.

Cristiano Kormann

O presidente no uso da palavra afirmou o compromisso de trabalho em parceria com o poder executivo agradecendo a presença do prefeito e vice-prefeito na sessão legislativa.

Também se comprometeu com os parlamentares que todos terão tratamento igualitário, colocando todos os funcionários e também estrutura da Câmara Municipal a disposição para a realização do melhor trabalho possível.

Lamentou também que as chuvas e enxurradas tenham atingido a cidade e causado tantos prejuízos e transtornos para as pessoas e poder público.

Jair Francisco Kohler

Na palavra livre agradeceu a família e os amigos que prestaram o apoio no período eleitoral, fato que possibilitou sua eleição e oportunidade de representar a comunidade guabirubense no poder legislativo.

O vereador comentou também a situação do Lageado Baixo, bairro castigado pelas enxurradas, lamentando a situação e também pedindo a compreensão de todos já que o foco da administração nesse momento será o restabelecimento do local o mais atingindo na cidade.

Também afirmou que está à disposição de todos da comunidade, para atender no que for possível. 

Maria Simone Fischer

A vereadora fez os agradecimentos e afirmou que está muito orgulhosa pela confiança da comunidade. Também destacou que as sessões começaram agora, mas, o trabalho teve início no período eleitoral ouvindo as reivindicações da comunidade.

Apresentou sua preocupação com as famílias atingidas pelas chuvas no bairro Lageado Baixo, destacando que é geógrafa de formação e que é necessário o trabalho no local de geólogo para avaliação as condições da área atingida para um retorno com segurança dos moradores.

A parlamentar aproveitou a presença do prefeito Valmir Zirke e reforçou sua indicação para o melhoramento e estruturação do trabalho da Defasa Civil em Guabiruba.

Comentou que o primeiro contato com os secretários municipais foi o melhor possível, desejando que isso seja permanente para o atendimento das reivindicações da comunidade.

Por fim, solicitou melhorias no bairro São Pedro e também a realização de uma operação tapa-buracos, já que recebeu reclamações que os buracos estavam sendo tampados com areia.

Ricardo José Schlidwein

Iniciou suas palavras falando da alegria, mas, também da responsabilidade que assume perante a comunidade guabirubense, responsabilidade essa de atender bem o povo.

Destacou que o ano começou como muitos desafios, em decorrência das família e localidades atingidas pelas fortes chuvas. Pediu união, com esperança e trabalho para que todos fiquem bem. Afirmando que são muitas as reivindicações que estão chegando, mas agora é o momento de estabelecer prioridades.

Agradeceu a Deus pela sua vida, por sua família e todos que prestaram apoio para que ele se tornasse vereador, ocupando o cargo de vice-presidente. Também discorreu sobre sua participação na vida social e cultural da cidade.

Ronaldo Kohler

O vereador do MDB agradeceu o público que estava prestigiando a sessão, agradeceu a família e todos que ajudaram de alguma forma para o sucesso da sua eleição para o legislativo.

Destacou a necessidade de união para que todos possam trabalhar pelo bem comum da comunidade. Citou a situação do Lageado Baixo e Alto e também de outras localidades atingias, agradecendo as pessoas que estão ajudando e afirmando a necessidade de um trabalho constante por parte do poder público.

Ronaldo afirmou que é novo na casa, mas, está aprendendo muito. Também informou ao prefeito que estava presente, que a primeiro contato com os secretários está sendo muito bom. Solicitou ao prefeito que as indicações e pedidos enviados possam ser atendidos para que não se tornem problemas grandes no futuro.

Terminou o seu discurso com otimismo afirmando que quando um ano começa com chuva, ela irá acabar muito bem.

Vilmar Gums

O vereador Vilmar Gums desejou boas-vindas aos colegas parlamentares e também afirmou que estará à disposição para auxiliar os novos colegas.  

Disse ao prefeito que tinha várias indicações para apresentar, mas que deixará para outro momento, por entender que a prioridade agora é o bairro Lageado Baixo e as famílias atingidas pelas chuvas.

Também informou da visita do deputado estadual Jerry Comper (MDB) que se comprometeu em ajudar a cidade com recursos em um futuro próximo.

Wagner Fischer Westarb

O parlamentar no uso da palavra livre agradeceu a todos que contribuíram para sua chegada no legislativo. Na sequência desejou bom trabalho aos colegas vereadores e ao presidente na condução dos trabalhos.

Também citou fatos históricos da Câmara Municipal desde sua fundação, destacando o seu apreço pela história e cultura do municipal.

Em ato continuo desejou um bom retorno à comunidade, afirmando que o ano será de desafios para os profissionais e também alunos.

Também apresentou reivindicações sobre alagamentos e problemas nas obras de pavimentação e drenagem na Rua Guabiruba Sul.

Por fim, solicitou atenção da administração sobre o represamento de água em partes da Rua Bernardo Kohler, Guabiruba Sul.

Waldemiro Dalbosco

O vereador desejou boas-vindas aos colegas e falou sobre a importância da renovação, aliado a experiência para execução de um bom trabalho.

Comentou sobre as obras que foram prometidas pelo governo do estado e nunca executadas, situação que sempre é cobrada dos vereadores e em um futuro próximo também serão cobrados dos novos parlamentares. Afirmando saber que algumas dessas obras não estão no alcance e não depende da boa vontade dos vereadores.

Falou também dos desafios do prefeito Zirke em cumprir algumas ações prometidas como a construção de um abatedouro municipal, terminal urbano e um centro de eventos.

ORDEM DO DIA

*Foi baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2021 do Executivo, que “DA NOVA REDAÇÃO AO ART. 8º DA LEI 1.300, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011, QUE CRIA A FUNDAÇÃO CULTURAL DE GUABIRUBA E O FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

*Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 2/2021 do Executivo, que “INSTITUI O SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE TRANSPORTE ESCOLAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

*Deliberação sobre a Resolução nº 01/2021, que “CONSTITUI AS COMISSÕES PERMANENTES”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 09 de fevereiro.

Publicidade
WhatsApp chat