22.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasCulturaEier Parade: um jeito diferente de celebrar a Osterfest, em Pomerode

Eier Parade: um jeito diferente de celebrar a Osterfest, em Pomerode

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Impedida de ser realizada em sua essência e formato tradicional, a Osterfest, de Pomerode, foi adaptada para este ano de uma forma muito criativa, com a realização da Eier Parede (“Desfile dos Ovos”, em alemão), que oferece uma oportunidade de comemorar a data e se divertir, com a segurança que o momento exige.

No dia 26 de janeiro, a Associação Visite Pomerode (Avip), realizadora da Osterfest, recebeu uma recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e da Secretaria de Saúde de Pomerode para que não haja realização de evento no Centro Cultural, nos moldes como a Osterfest vinha sendo realizada. Para adequar a Páscoa em Pomerode a esta situação, a AVIP replanejou as ações para que esta data tão importante seja celebrada, com segurança e com encanto. A intenção é aproveitar a novidade deste ano: a Eier Parade (no estilo ‘Cow Parade’), e os atrativos em cada associado e ao redor da cidade, para que pomerodenses e visitantes possam apreciar a beleza da Páscoa em Pomerode sem provocar aglomerações.

Na Eier Parade, foram colocadas casquinhas de ovos pintadas com 2,5 metros de altura, cada uma delas simbolizando os países que colonizaram a região, com obras de artistas locais.

Rota de ovos

É uma rota de 11 ovos decorados. Eles foram pintados por diferentes artistas locais e convidados de outros países através de consulados ou representações. São 11 ovos espalhados ao ar livre pela cidade, com conteúdo interativo. Os ovos estão distribuídos em um raio de aproximadamente 5 quilômetros, complementados por conteúdo interativo de realidade aumentada. Os ovos foram pintados por artistas do Vale Europeu, como Guido Heuer e Silvana Pujol, ou por artistas convidados por consulados de países convidados, como Áustria, Bélgica e Itália.

Pafúncio entre os onze convidados

Obra de Aldo Maes dos Anjos. (Fotos: Divulgação/Aldo Maes dos Anjos)

O cartunista Aldo Maes dos Anjos é Brusque entre os expositores. Aldo participou ao vivo do Programa Da Hora desta quarta-feira para relatar a experiência de participar da ação durante a pandemia e o que representa estar na Eier Parade e o significado do ovo que ele criou, com os elementos utilizados para decorar. O ovo do artista está localizado na rua presidente Costa e Silva 415, Bairro Texto Rega.

Acompanhe entrevista realizada durante o Programa Da Hora desta quarta-feira, onde recebemos Aldo nos estúdios da Diplomata FM!

Entrevista na íntegra!
O ovo está localizado na rua presidente Costa e Silva 415, Bairro Texto Rega. (Foto: Divulgação/Aldo Maes dos Anjos)

Reflexão

A Páscoa é um período de reflexão. Estamos passando por um período assim, também de muitos cuidados e pensamentos que nos levam a reprogramar. A Eier Parade (Desfile dos Ovos, em alemão) é uma oportunidade de celebrar a Páscoa, com a segurança que o momento exige. Uma experiência de Páscoa contemplativa e segura em Pomerode/SC.

Osterbaum – Tradição

A Osterbaum nasceu da tradição das famílias alemãs de enfeitar as árvores com as cascas. A árvore seca representa a morte de Cristo e os ovos coloridos, a ressurreição. A festa ainda tem outras atrações, como gastronomia e artesanato típicos, além de atividades para as crianças.

Onde encontrar os ovos em Pomerode

Ovo da Artista Aldo Mães dos Anjos (Associação Ilha Belga/Bélgica) – Barachetta, rua presidente Costa e Silva 415, Bairro Testo Rega.

Ovo do Artista Guido Heuer – Loja Olho Embutidos, rua Paulo Zimmermann 90, Centro.

Ovo da artista Margareth Soethe – Currywurst, restaurante Rua Testo Alto 2065, Rota Enxaimel.

Ovo da artista Mara Maas Hopf – Nugali, rua Testo Alto 4848, Rota Enxaimel.

Ovo da artista Alba Horvath de Lima – Ristorante Funiculi Funicula, rua Hermann Weege 243, Centro.

Ovo da artista Jerusa Raduenz – Kyly, rua 15 de novembro 3215.

Ovo da Debora Daros (Consulado Itália) – Ein Prosit, rua 15 de novembro 327, Centro.

Ovo da artista Silvana Pujol – Museu do Automóvel, rua Hermann Weege 160, Centro.

Ovo da artista Vitoria Azuma (Japão) – Armazém Schornstein, rua Hermann Weege 544, Centro.

Ovo do artista Thuany Kollbach (Rússia) – Fakini, rua 15 de novembro 1800

Ovo do artista Jean Ricardo Tomedi (Consulado Áustria) – Restaurante Wunderwald, rua XV de Novembro, 8444.

Publicidade
WhatsApp chat