20.7 C
Brusque
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasGeralVereador Natal Lira trabalha em projeto para implantar banco de sangue em...

Vereador Natal Lira trabalha em projeto para implantar banco de sangue em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O vereador Natal Carlos Lira (DC), com histórico de doador de sangue em várias ocasiões, desde os tempos em que serviu o Exército, trabalha num projeto para implantar em Brusque um banco de sangue ligado ao HEMOSC – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina.

“Não estou prometendo nada, mas vou trabalhar incansavelmente para que isso aconteça”, frisou Natal.

É notável que o vereador tem uma profunda ligação com o ato da doação de sangue. O vereador relatou que por diversas ocasiões ao longo da vida realizou doações, inclusive para socorrer acidentados.

Portador do sangue O Negativo (O-), tipo mais incomum e considerado doador universal, Natal fala com emoção sobre a causa, por considerar a possibilidade de salvar muitas vidas.

“Fui doador de sangue à vida inteira, eu e minha esposa, a minha vontade de entrar na política foi com esse objetivo, de fazer algo para ajudar”, comentou.

Em um passado distante, Brusque possuía um serviço relacionado à captação, porém, houve o desligamento do serviço em função de condições técnicas e políticas, de modo, que a sede do Hemosc em Blumenau passou a ser a única referência para doações na região.

“A maior dificuldade é a locomoção, pois se torna um problema, não pela quilometragem, mas pelo transtorno que dá – perde-se perde um dia de trabalho e compromissos”, explicou.

Desde então, o deslocamento à cidade vizinha tornou-se um desafio, porém, com o engajamento do povo brusquense, contando com apoio do serviço de transporte da Prefeitura de Brusque, as doações são feitas de forma escalonadas.

As tratativas para criação do projeto estão sendo levantadas pelo vereador, com base em pesquisas e no fomento da proposta junto às lideranças de saúde e do setor político. Para levar à diante o projeto, Natal se reunirá com prefeitos da região, além das autoridades de saúde e hospitais.

Em entrevista ao Jornal da Diplomata, Natal diz que o município já comporta e apresenta demanda de doadores para abastecer o sistema de saúde no âmbito regional.

“Pelo que pesquisei, já era uma parceria com outros municípios, Guabiruba e Botuverá, mas, nós vamos buscar outras entidades”, destacou.

Saiba mais na entrevista concedida ao Jornal da Diplomata.

Publicidade
WhatsApp chat