24.2 C
Brusque
terça-feira, abril 16, 2024
InícioNotíciasEducaçãoEquipe de robótica de Brusque vai representar o brasil em competição internacional

Equipe de robótica de Brusque vai representar o brasil em competição internacional

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A equipe de robótica do SESI Brusque, a Tecnorob Evolution é, mais uma vez , destaque nacional em um torneio da First Lego League Challenge (FLL). Os estudantes do ensino fundamental da Escola S são os únicos de Santa Catariana selecionados entre as seis melhores equipes do Brasil que vão participar do Globo Innovation Awards.

O campeonato de robótica acontece há vários anos e é uma competição à parte do FLL, onde são escolhidas as melhores ideias de cada país, que envolvam inovação. Os estudantes de Brusque foram selecionados pelo projeto de uma esteira desenvolvida para permitir que cadeirantes possam se exercitar durante a pandemia.  O projeto está relacionado ao tema deste ano da FLL, que foi batizado de RePLAY. Ele desafia jovens a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e pensando no futuro.

“Decidimos nos especializar nos cadeirantes, já que eles tem muitas dificuldades neste período de pandemia. Que eles não tem como sair de casa para se exercitar. Então decidimos criar um projeto que fizesse isso possível”, Vinicius Buttchewitz.

A esteira possui uma base quadrada e quatro rolamentos, que são ajustáveis para o tamanho da roda do cadeirante e também possui uma rampa para que o cadeirante consiga subir. A conclusão veio depois de muitas pesquisas, conversas com especialistas e com cadeirantes, principalmente o time de basquete sobre rodas de Brusque e outros atletas cadeirantes, que relataram as dificuldades de acessibilidade, inclusive nas academias, que não possuem adaptação para cadeiras de rodas.

“Com certeza vai trazer muitos benefícios para as pessoas deficientes, principalmente para as pessoas que usam cadeiras de rodas”, destacou o medalhista de outro das Olimpíadas do Rio 2016 e que vai disputar as competições este ano, em Tóquio, Jorge Parré, que teve o apoio do atleta de bocha, Maciel Sousa Santos. “Parabéns por esse projeto muito bom que vai ajudar muitos cadeirantes”.

O gerente executivo do SESI e SENAI no Vale do Itajaí Mirim, Roberto Zen, ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe ao longo dos anos. “Essa equipe, como nas outras oportunidades, é motivo de muito orgulho pra nossa regional em função do grande trabalho que eles fazem na robótica ao longo dos anos, com muito aprendizado e muito companheirismo”.

“Saber que a gente está podendo ajudar outras pessoas e saber que isso realmente está dando certo, é realmente bom. A gente está muito feliz em estar participando deste torneio”, finaliza o estudante Henrique Dorow, membro da equipe.

Além do Henrique, a equipe Tecnorob é formada pelos estudantes Vinicius Bueno Lopes, Sofia Rainert Mafra e Vinicius Buttchewitz, juntamente com o técnico Claudio Lima Rhenns e a supervisora, a professora Rosani Pereira Marcarini.

O resultado do Global Innovation Awards será conhecido entre os dias 28 e 30 de junho, remotamente. Já nos próximos dias 9 e 10 deste mês, a Tecnorob Evolution participa da etapa estadual da First Lego League.

EQUIPES SELECIONADAS NO BRASIL:

TITANS L.J. PLANALTO

Escola SESI Planalto – GO

SESI Big Bang

Centro Educacional 148 – SESI Birigui/SP

SESI BIOTECH 

Centro Educacional SESI – CE263 Barra Bonita/SP

AC/DC/EG

COLÉGIO EDUARDO GOMES – São Caetano/SP

OSÍRIS, 

Equipe de Garagem, Curitiba-PR

SESI SENAI SC Tecnorob Evolution

SESI Escola Brusque/SC

Publicidade
WhatsApp chat