23.8 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralParóquia São Luís Gonzaga encerra a Semana Santa com missa de Páscoa

Paróquia São Luís Gonzaga encerra a Semana Santa com missa de Páscoa

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O amanhecer de domingo, 4 de abril, foi marcado pelo soar dos sinos da igreja Matriz, no centro de Brusque, que simbolizou o anúncio da ressureição de Jesus Cristo, às 6h. O ato, seguido da bênção e adoração ao Santíssimo Sacramento, feita pelo pároco padre Diomar Romaniv, na escadaria da igreja da Paróquia São Luís Gonzaga, também abençoou a cidade, marcando o Domingo de Páscoa. Em seguida, às 7h, foi celebrada a primeira missa alusiva à data, que também ocorreu às 9h, 17h e 19h. “Hoje, ao anunciarmos que Jesus vive, com as celebrações bem cedo, no início da manhã, quisemos fazer esta experiência, para comunicar esta alegria, paz, esperança e coragem que Ele nos dá, assim como as mulheres que chegaram ao sepulcro e encontraram Jesus ressuscitado. Que a sua luz ilumine toda a humanidade no meio das trevas e que ela jamais se apague em nosso meio”, declarou padre Diomar.
Assim como as demais missas realizadas ao longo da Semana Santa, a de Páscoa também teve transmissão ao vivo, por conta da pandemia da Covid-19, já que a capacidade de público em igrejas está limitada em 25%. Desta forma, foi possível atingir um maior número de fiéis, que acompanharam as celebrações pelas redes sociais da paróquia, e neste domingo, totalizaram mais de 3 mil visualizações após o encerramento da primeira missa do dia.

Mensagem de Páscoa

Durante a abertura da celebração, o pároco aspergiu os fiéis com água abençoada na noite anterior, na Vigília Pascal. Em sua homilia, padre Diomar também falou sobre fé, esperança, e sobre a certeza de que Deus é o Deus da vida, e que através da fé, cada cristão é convidado a levar a luz de Deus ao mundo, fazendo o bem e promovendo valores e virtudes. “A morte faz parte da humanidade, mas o Deus é quem garante a vida em abundância e eterna. Nossa vida neste mundo é finita, como foi a de Jesus, mas abre-se para nós a vida eterna. Por isso, o convite é que nós possamos nos empenhar, não apenas nas coisas desse mundo, mas que possamos buscar as coisas do alto, aspirar as coisas celestes e que possamos viver com os valores humanos e cristãos, que muitas vezes fazem falta na sociedade, que ainda é marcada pela treva e pelo pecado. Isso porque, muitas vezes, as pessoas olham tanto para si e para suas coisas que esquecem de olhar para o outro como irmão. E Jesus, que veio ao mundo como irmão e deu sua vida para nos salvar, nos convida a viver esta fraternidade, que se promove com diálogo, respeito, solidariedade, e fé. Que seja um abençoado tempo Pascal, e que esta alegria e luz contagie toda a humanidade, em especial nossa cidade”, frisou.

Celebrações

A programação da Semana Santa iniciou na última semana, 28 de março, Domingo de Ramos. Já esta quinta-feira, 1º de abril, foi marcada pelo começo do Tríduo Pascal, no qual se rememorou a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Na oportunidade, o pároco chamou a atenção para a data, quando o olhar se volta para a última ceia de Jesus, seguida pelo ato do lava-pés. “Ao lavar os pés dos discípulos é revelada a humildade e o espírito do serviço que Jesus viveu e nos deixou como exemplo. É o amor vivido em forma de hospitalidade”, detalhou padre Diomar, que também deixou um convite aos fiéis. “Sejamos, de fato, anunciadores deste mistério da fé. Sejamos hospitaleiros, partilhando nossa vida e servindo com humildade todas as pessoas que necessitam de ajuda”, completou.

No dia 2 de abril, Sexta-feira Santa, a missa das 15h foi marcada pelo silêncio orante da celebração da Paixão e Morte de Jesus e, pelo segundo ano consecutivo, reforçou sua simbologia diante da pandemia da Covid-19 que, na região, tem se confirmado como o pior momento desde então. A noite de Sexta-feira Santa foi marcada por um momento de oração em memória às vítimas da Covid-19, na igreja Matriz. A celebração contou com o acendimento de uma vela para cada um dos 194 brusquenses que, até aquele momento, faleceram por complicações associadas à doença. A escolha da data para a homenagem teve um significado especial: na Sexta-feira Santa, a Igreja celebra a Paixão e Morte de Jesus, que assume sua última missão – descer à mansão dos mortos, levando a luz da ressurreição.
Mais de quatro mil pessoas acompanharam a transmissão ao vivo e, enquanto as velas eram acesas, muitos fiéis escreveram o nome de familiares e amigos nas redes sociais da paróquia, registrando mais de 500 comentários em 30 minutos.

Luz do mundo

Já no Sábado Santo, 3, foi realizada a Vigília Pascal, que encerra ao Tríduo Pascal para dar lugar à expectativa pela ressurreição do Senhor. O pároco fez uma breve reflexão sobre a proposta da Igreja para se viver a Páscoa. “No presente momento em que grande parte das notícias são de morte, a Igreja faz ecoar a boa notícia da vida: a vida que vence a morte. É Jesus, o filho amado do Pai. No presente momento em que a humanidade se reconhece vivendo nas trevas a Igreja anuncia a verdadeira luz, a luz que ilumina toda treva: é Jesus, a luz do mundo”, declarou.
Além disso, durante toda a Quaresma, de segunda a sexta-feira, os padres da paróquia também atenderam confissões, através de agendamento.

“Nossa gratidão a Deus por nos permitir vivermos em comunidade este momento de fé, e gratidão também às autoridades que compreenderam que neste momento de pandemia, a oração e as celebrações litúrgicas são importantes para a vida integral das pessoas. Diferente de 2020, onde estávamos isolados, este ano com todas as restrições, podemos acolher as pessoas e perceber o desejo das mesmas de rezarem, seja presencialmente nas igrejas da nossa paróquia ou em nossas mídias. E com isso percebemos o quanto o povo está desejoso de se aproximar com Deus, não só pela pandemia. Assim, buscamos realizar as celebrações para levar uma mensagem de esperança, paz, alegria, na certeza de que Deus consola, protege e nos concede a sua luz”, completou padre Diomar.

Fonte: Assessoria Paróquia São Luiz Gonzaga.

Publicidade
WhatsApp chat