Presidente do Sintricomb destaca ações no Abril Verde para prevenção de acidentes na construção civil

Publicidade
Utilidade pública

O sindicato dos trabalhadores nas indústrias da construção e do mobiliário de Brusque e região, SINTRICOMB, está desenvolvendo diversas ações alusivas ao Abril Verde. O período diz respeito as ações de prevenção e lembrança a acidentes e doenças causados pelo trabalho.

Em Brusque, uma lei municipal de 2015 instituiu o mês de abril no calendário oficial para as tratativas em torno do tema. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas pelos  SINTRICOMB estão orientações acerca dos cuidados com o uso de equipamentos de proteção, através da distribuição de panfletos e foldered aos trabalhadores, bem como ações desenvolvidas de forma virtual, por conta da pandemia. Tais reações dizem respeito a um trabalho bastante intenso de envio de informações através dos canais de comunicação e mídia social da entidade aos trabalhadores. 

Uma exposição de equipamentos de proteção foi montada e ficará durante todo o mês de abril na porta de acesso da sede da entidade. 

Acidentes de trabalho

Dados da organização internacional do trabalho apontam que entorno de 2 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo em virtude de acidentes de trabalho. 

O Brasil figura na quarta posição do planeta entre os que mais registram acidentes e doenças causados pela atividade laboral.

 A cada 3 horas e 40 minutos, um trabalhador brasileiro morre em função de acidente de trabalho. Um acidente acontece a cada 01 Minuto no país. 

Já em Santa Catarina, os números não são diferentes pontos o estado ocupa a quinta posição na lista dos que mais registram acidentes de trabalho, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Treinamento em segurança do trabalho 

Desde 2012, o sindicato tem desenvolvido uma série de Treinamento sobre o uso de equipamentos de proteção aos trabalhadores. 

As ações são desenvolvidas por profissionais técnicos na área de segurança do trabalho com base nas normas regulamentadoras de número 18 e 35.

A primeira trata da organização de ambiente nos canteiros de obras da construção civil. 

Já segunda trabalho às questões de segurança de serviços em altura.

Publicidade
Últimas notícias

OSB Brusque vence Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina

O Programa de Colaboração e Monitoramento de Contratos e Licitações do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) foi o...
Publicidade
WhatsApp chat