Presidente do Sintricomb destaca ações no Abril Verde para prevenção de acidentes na construção civil

Publicidade
Utilidade pública

O sindicato dos trabalhadores nas indústrias da construção e do mobiliário de Brusque e região, SINTRICOMB, está desenvolvendo diversas ações alusivas ao Abril Verde. O período diz respeito as ações de prevenção e lembrança a acidentes e doenças causados pelo trabalho.

Em Brusque, uma lei municipal de 2015 instituiu o mês de abril no calendário oficial para as tratativas em torno do tema. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas pelos  SINTRICOMB estão orientações acerca dos cuidados com o uso de equipamentos de proteção, através da distribuição de panfletos e foldered aos trabalhadores, bem como ações desenvolvidas de forma virtual, por conta da pandemia. Tais reações dizem respeito a um trabalho bastante intenso de envio de informações através dos canais de comunicação e mídia social da entidade aos trabalhadores. 

Uma exposição de equipamentos de proteção foi montada e ficará durante todo o mês de abril na porta de acesso da sede da entidade. 

Acidentes de trabalho

Dados da organização internacional do trabalho apontam que entorno de 2 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo em virtude de acidentes de trabalho. 

O Brasil figura na quarta posição do planeta entre os que mais registram acidentes e doenças causados pela atividade laboral.

 A cada 3 horas e 40 minutos, um trabalhador brasileiro morre em função de acidente de trabalho. Um acidente acontece a cada 01 Minuto no país. 

Já em Santa Catarina, os números não são diferentes pontos o estado ocupa a quinta posição na lista dos que mais registram acidentes de trabalho, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Treinamento em segurança do trabalho 

Desde 2012, o sindicato tem desenvolvido uma série de Treinamento sobre o uso de equipamentos de proteção aos trabalhadores. 

As ações são desenvolvidas por profissionais técnicos na área de segurança do trabalho com base nas normas regulamentadoras de número 18 e 35.

A primeira trata da organização de ambiente nos canteiros de obras da construção civil. 

Já segunda trabalho às questões de segurança de serviços em altura.

Publicidade
Últimas notícias

Programa Primeiro Abraço é oficialmente lançado em Brusque

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente na tarde desta sexta-feira (07), o...
Publicidade
WhatsApp chat