24.9 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralSábado é o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Sábado é o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Todas as Unidades Básicas de Saúde e a Policlínica de Brusque vão estar abertas neste sábado (15), das 08 às 17 horas, para o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2021. A imunização está disponível ao contingente populacional que abrange os dois grupos prioritários já contemplados até o momento. A mobilização nacional iniciou no mês passado e segue até 09 de julho, em etapas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Quem foi vacinado contra a COVID-19 deve aguardar 14 dias para receber a imunização contra a Influenza.

Grupo 1

Compõem o grupo um de pessoas beneficiadas com a vacina contra a gripe:

  • Crianças maiores de 6 meses até 05 anos 11 meses e 29 dias;
  • Gestantes em qualquer idade gestacional;
  • Puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias);
  • Povos indígenas;
  • Trabalhadores de saúde

Grupo 2

Formam o grupo dois de contemplados:

  • Idosos de 60 anos ou mais
  • Professores

A Diretoria de Vigilância em Saúde lembra que, para a vacinação, é importante que a pessoa compareça munida de documento de identificação com foto e cartão do SUS. Cartão ou caderneta de vacina também deve ser apresentado, junto com comprovante de residência.

Neste ano, a população recebe a Vacina Trivalente, do Instituto Butantan, que imuniza contra três tipos de vírus causadores da gripe: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.

Quem tomou a vacina contra a COVID-19

“Importante ressaltar que a pessoa que tomou a vacina Contra a COVID-19 precisa aguardar o período de 14 dias para então receber a imunização Contra a Influenza”, reforça a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer.

Ainda sobre a vacinação contra a Influenza em pessoas com infecção pelo coronavírus, Ariane explica que não há evidências, até o momento, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com história anterior de infecção ou com anticorpo detectável. “E refere-se aqui a pessoas que já tiveram a doença, porém, não se encontram mais com ela ativa no organismo”, acrescenta a diretora de Vigilância em Saúde. Ela aponta, ainda, que é improvável que a vacinação de indivíduos infectados, em período de incubação, ou assintomáticos, tenha efeito prejudicial sobre a doença.

Orientações

A Diretoria de Vigilância em Saúde pede que a comunidade atente, também, às seguintes precauções sobre a Vacinação:

Caso a pessoa manifeste doenças febris: o recomendado é postergar a vacinação até melhora do quadro;

Quem possui história de alergia ao ovo: deve informar à equipe de vacina, que vai discutir o caso. Porém, não significa que a pessoa alérgica ao ovo não poderá receber a vacina;

Pessoa com história pregressa de síndrome de Guillain-Barré: deve ser discutido com o médico o benefício ou não da vacina;

Doadores de sangue: podem doar após 48 horas da aplicação da vacina.

Não se vacina

Crianças menores de 6 meses;

Pessoas com história de reações alérgicas a doses anteriores da imunização contra a Influenza.

Publicidade
WhatsApp chat