Covid-19: Vacinação a gestantes e puérperas em Brusque deve recomeçar na segunda-feira (17)

Publicidade
Utilidade pública

Medida segue as Notas Técnicas 019 e 020 da DIVE/SES; cidade deve receber novas doses nesta sexta-feira (14) à noite

A Secretaria de Saúde deve retomar, a partir da próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a Covid-19 em gestantes e puérperas portadoras de comorbidades com a Vacina Coronavac/Butantan. Isso será possível graças à previsão da chegada de novo lote com 700 doses do imunizante à cidade de Brusque na noite de desta sexta-feira (14), para atender a este público específico.

A continuidade da imunização destes grupos prioritários segue orientação das Notas Técnicas Nº 019 e 020 da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado, que trata da continuidade da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Conforme a NT 019, “em relação à vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, deverá prosseguir com as demais vacinas Covid-19 em uso no país (Coronavac/Butantan e Pfizer), considerando que o perfil de risco/benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável”. E neste ponto, cabe ressaltar que Brusque não faz parte do rol de cidades catarinenses contempladas com o imunizante da Pfizer.

A Nota Técnica estabelece ainda, que, “para a continuidade da vacinação de gestantes e puérperas com as comorbidades listadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a mulher deverá comprovar a gestação ou puerpério, e a condição de risco (comorbidade) por meio de relatório médico com a prescrição da vacina Covid-19, após análise conjunta entre médico e paciente, da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina”.

Ou seja, a gestante ou puérpera com comorbidade precisa passar pelo seu médico e receber do profissional um relatório que ateste a sua condição e indique a aplicação do imunizante.

A vacinação vai ser ofertada mediante cadastro prévio no site https://agendamentos.smsbrusque.sc.gov.br/. Importante, no momento em que for receber a vacina, levar carteira de gestante, autorização médica, documento com foto, comprovante de residência e Cartão do SUS.

Publicidade
Últimas notícias

Obras de drenagem pluvial deixam várias vias em meia pista neste domingo (23)

Rua Santos Dumont,na Santa Terezinha, rua Luiz Morelli, Dom Joaquim, rua Abraão de Souza e Silva, Volta Grande e...
Publicidade
WhatsApp chat