24.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasGeralNúcleo de Gestão Ambiental da ACIBr comemora consciência ambiental da população

Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr comemora consciência ambiental da população

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Há uma semana o Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque realizou o Dia D Ecoponto. A ação, realizada anualmente, visa atender a Lei Nacional para Controle de Resíduos Sólidos e auxilia a comunidade no descarte correto desses materiais.

Nesta edição, realizada no dia 28 de maio, os números foram menores do que os registrados em campanhas passadas, mas demonstram que a consciência ambiental da população tem se manifestado durante todo o ano, e não apenas no Dia D, conforme comenta a coordenadora do Núcleo, Janara Benvenutti.

“Ficamos muito felizes com o resultado dos resíduos coletados. Tivemos a arrecadação de 120 unidades de lâmpadas, 466,25 quilos de lixo eletrônico, 137,6 quilos de pilhas e baterias e seis pneus. No último Dia D Ecoponto que tivemos no ano passado e juntamente com esse, observamos um número muito baixo de arrecadação de pneus. E conversando com algumas unidades em Brusque que tratam sobre este assunto, verificamos que as pessoas não estão descartando em locais inadequados, porém não estão chegando até o Ecoponto porque elas já estão fazendo a logística reversa, ou seja, estão praticando esse retorno dos pneus nas lojas, nos locais onde elas acabam comprando o pneu novo, descartam os usados. Para as lâmpadas, existe um número muito variável dos outros anos para este. Em alguns Dia D tivemos um pouco mais, este ano um pouco menos”.

(Foto: Ideia Comunicação-Assessoria de Imprensa/ACIBr)

Entretanto, um volume que surpreendeu nesta edição, foi o de lixo eletrônico e de pilhas e baterias. Quase 500 quilos foram coletados e receberão agora a destinação correta. “Em 2021 adotamos três pontos fixos no município de contentores para descarte de lixo eletrônico o ano inteiro, que ficam na Unifebe, no Shopping Gracher e na Unimed, na sede localizada no bairro São Luiz. Então até imaginamos que pudesse diminuir a quantidade de lixo eletrônico no Dia D. De qualquer forma, fica a informação para a comunidade de que existem esses contentores fixos o ano inteiro, em que as pessoas podem se dirigir e fazerem o descarte dos seus eletrônicos”, enfatiza Janara.

Quanto às pilhas e baterias, o volume foi expressivo, o que demonstra, segundo a coordenadora do Núcleo, que as pessoas não estão encontrando outros locais para fazerem esse descarte e que têm guardado o ano inteiro esperando o Dia D para darem o destino correto a este tipo de material.

Parceria Fundema e Caçambas Cidade Limpa

Nesta edição, o Núcleo de Gestão Ambiental contou com a parceria da empresa Caçambas Cidade Limpa, da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e do Horto Florestal. “A grata surpresa para as pessoas que se dirigiram ao Ecoponto é que conseguimos, em parceria com a Fundema e com o Horto Florestal, mudas de Crotalária Spectabilis (crotalaraia), espécie de arbusto que atrai libélulas, as quais se alimentam dos ovos dos Aedes aegypti. Quase todas as pessoas que participaram, levaram essas mudas para plantarem em suas casas”, conta Janara.

A responsável pelo setor de Educação Ambiental da Fundema, Viviane Michele Lemes, destaca que é muito gratificante para a fundação participar do evento Ecoponto, podendo expandir a consciência e responsabilidade ambiental na comunidade.

Bárbara Floriane, representante da empresa Caçambas Cidade Limpa, acompanhou todo evento e comemora o resultado do Dia D e também do próprio Ecoponto fixo, disponibilizado na empresa. “A população de Brusque é muito parceira. Praticamente quase todos os dias recebemos pessoas lá no Ecoponto fixo, para descartar esse tipo de resíduo que coletamos aqui hoje, então conseguimos receber um volume bem grande. Nossa rotina é sempre acumularmos um volume considerável dos materiais, momento em que chamamos as empresas parceiras para darem o destino correto a esses resíduos”, complementa.

A coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental deixa seu agradecimento às entidades, empresa parceira e à comunidade brusquense, pela participação no evento e pela consciência de fazer o descarte correto. “Agradecemos toda população que conseguiu se dirigir até o local e exerceram sua cidadania ambiental. Aqui nós proporcionamos para os cidadãos brusquenses essa oportunidade de fazerem o descarte correto sem nenhum custo”.

Publicidade
WhatsApp chat