17.3 C
Brusque
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotíciasGeralPrefeito apresenta projeto “Brusque 2030” ao Conselho das Entidades, grupo que reúne...

Prefeito apresenta projeto “Brusque 2030” ao Conselho das Entidades, grupo que reúne 14 organizações da cidade

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O prefeito Ari Vequi participou no início da noite desta segunda-feira (26) da reunião no Conselho das Entidades de Brusque, colegiado que reúne 14 organizações do município. O encontro foi no Centro Empresarial e contou com a participação de vários representantes de classes. Em pauta o projeto “Brusque 2030”, que é um planejamento estratégico pelos próximos nove anos e prevê uma série de investimentos e melhorias no serviço público.

Segundo Vequi, este é um projeto muito seguro, que há possibilidade de executar a curto, médio e longo prazo e, que alavancará o desenvolvimento em todas as áreas. “Queremos com isso, que população venha a entender essa proposta, visando a qualidade de vida de todos. Não apresentamos aqui obras volumosas, investimentos em prédios púbicos suntuosos, por exemplo, mas sim, obras que são necessárias para continuar nosso progresso. Digo que este é um planejamento ‘pé no chão’, dentro das possibilidades financeiras da cidade”. Para o prefeito, além de apresentar as ações, foi mostrado o caminho de onde conseguir os recursos necessários para o conjunto das obras.

O secretário municipal de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina, destaca que este planejamento é um embrião da administração municipal e está aberto a sugestões, críticas e novas ideias. “Começamos neste primeiro momento, apresentando ao Conselho das Entidades, até para receber contribuições e ouvir das mais diversas classes o que se pode construir para uma cidade melhor. Esperamos chegar em 2030, com um avanço em vários setores e estar entre as 50 melhores cidades do país com mais de 80 mil habitantes”, pontua.

Já a presidente da Associação Empresarial de Brusque, Rita Cássia Conti (que presidiu os trabalhos) analisa que a apresentação contemplou todas as áreas estratégicas para o desenvolvimento de Brusque. “Nós, empresários, empreendedores, profissionais liberais, etc., somos geradores de emprego e desenvolvimento e precisamos estar focados, junto a prefeitura, nos projetos e ações futuras da cidade. Saímos daqui com uma palavra principal – ‘comprometimento’ – pois sabemos que a prefeitura está comprometida com a população”, destaca.

Brusque 2030, entre os 50 melhores municípios do país

Em suas apresentações, o prefeito Ari Vequi, e os secretários William Molina e Andréa Volkmann (Infraestrutura Estratégica) elencaram os principais investimentos e ações para este período. Nele estão inseridas obras de infraestrutura, construção de pontes, execuções de macro-drenagem, pavimentações, anéis viários e outros. Áreas como educação, saúde, desenvolvimento social e modernização da máquina pública também estão contempladas no projeto.

Segundo o ranking de competitividade dos municípios do Centro de Liderança Pública (CLP), Brusque ocupa a posição de número 77, entre os municípios acima de 80 mil habitantes, com uma nota de 53,64. A média catarinense é de 53,54 e, entre os estados do sul, 50,78. Já na medição nacional é 46,61. Ou seja, em todos os cenários, Brusque já aponta acima da média, fazendo ocupar 77º lugar em nível nacional, 18º na região sul e 9º em Santa Catarina.

Para a elaboração e finalização do documento foram elencados vários eixos: Brusque “mais humana”, “da sustentabilidade”, “da transparência e eficiência”, “da mobilidade e da segurança”, “da inovação e empreendedorismo”, “área de interesse – ações e projetos/indicadores e metas” e por fim, “documentos – planos setoriais”.

Fonte: Secom Brusque.

Publicidade
WhatsApp chat