27.4 C
Brusque
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioNotíciasGeralLançado o livro "Por debaixo dos Panos", memórias de vidas inteiras, escrito...

Lançado o livro “Por debaixo dos Panos”, memórias de vidas inteiras, escrito por Rolf Bückmann e Saulo Adami

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Foi celebrado na noite de terça-feira, 27, o lançamento do livro “Por Debaixo dos Panos” (Estrada de Papel, 2021), escrito por Rolf Dieter Bückmann e Saulo Adami. Ao longo de quatro anos, Rolf e Saulo teceram conversações, prosas, memórias e o vínculo de amizade culminou numa obra de crônicas, bordadas em pontos cruzados.

O encontro emblemático entre um escritor consagrado por obras históricas e um engenheiro que mantém a mente “a todo vapor”.

Rolf Dieter Bückmann durante lançamento do livro (Foto: divulgação)

Rolf lançou a voz biográfica e Adami manteve bom e velho tato de repórter, estruturando o conteúdo literário, lendo; ajustando e polindo o formato final. É justo acrescentar: a trama passou por muitas bocas e ouvidos, antes de ser finalizada, que afinaram os conteúdos e detalhes que permanecem em tons diminutos. Afinal, falar sobre uma linha mais longeva do que um centenário, não é tarefa que caiba somente em um livro.

“Ela tem flores, rosas, espinhos e tem humor”, sintetizou Rolf. Como ponto de apresentação, registra-se que Rolf é bisneto de Karl Christian Renaux, o Cônsul, industrial fundador da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux. Ele assumiu o posto de um dos diretores mais marcantes da história da empresa, Carlos Cid Renaux, o Calinho Renaux.

As memórias mostram-se vivas, cultivadas desde o seio familiar e industrial, que se entrecortaram por décadas e marcaram indelevelmente a história de Brusque desde fins do século 19.

“A obra começa antes de mim, mas não me estendo demais, eu não canso o leitor com excessivos relatos”, explicou Bückmann. Sendo o último diretor da fábrica, Rolf viu as portas se fecharem, um ato que os trabalhadores jamais poderiam imaginar. O desfecho da gigante centenária deixou uma ferida aberta, em 2 de julho de 2013.

Restou a cura pelo tempo e uma cicatriz, na terra dos teares, seja nos lares dos trabalhadores ou nos casarões. “Por debaixo dos Panos” escreve e acrescenta o capítulo final no calendário da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux. É um momento de lembranças, muitas de humor, plenas de curiosidades, revelações e também de acontecimentos dolorosos. “Eu exploro um pouco disso, o dia da falência foi um dos dias mais trágicos da minha vida e para história de Brusque”, comentou Rolf.

Livro “Por Debaixo dos Panos” expostos no lançamento da obra (Foto: Diplomata FM)

A estrutura do livro conta com 368 páginas, fotografias e uma capa icônica, feita de recortes verdadeiros de mostruários autênticos da própria fábrica, encontrados no trabalho de pesquisa, encabeçado por Adami com auxílio do professor Juliano Martibs Mazzola, de Nova Trento. Conforme Saulo Adami, a produção do livro teve vários desdobramentos, mas o formato em crônicas reconta momentos de fatos que marcaram a cidade de uma maneira inovadora, frente aos conteúdos já existentes.

Saulo Adami autografa livro no ato de lançamento da obra “Por Debaixo dos Panos” (Foto: Diplomata FM)

“A gente está falando de uma cidade inteira, de gerações de uma família, então, de pelo menos duzentos anos de história”, frisou Saulo. No lançamento, Rolf falou à reportagem que o livro é um compêndio de fatos que beiram o ineditismo, mas reúne muito acervo.

Empresário Luciano Hang e os filhos presentes no lançamento do livro (Foto: divulgação)

“Eu não posso citar todo mundo, tenho grandes amigos e acontecimentos, o que não quer dizer que não sejam menores, não dá para escrever sobre tudo, deixei alguns fatos importantes de fora”, esclareceu. A linha do tempo da obra se arrasta até os dias atuais, em que menciona a aquisição do complexo industrial Renaux pelo empresário Luciano Hang, que trabalhou com o pai na fábrica.

“Vejo com muita satisfação o trabalho do Luciano Hang, que foi meu funcionário”, disse Rolf. O livro encontra-se à venda de forma exclusiva na Graf Livraria. Acompanhe no link a entrevista concedida por Saulo Adami no Programa Da Hora, na Diplomata FM.

Programa Da Hora

Acompanhe a entrevista concedida por Rolf e Saulo ao Jornal da Diplomata.

Jornal da Diplomata
Publicidade
WhatsApp chat