27.1 C
Brusque
quinta-feira, abril 18, 2024
InícioNotíciasEsportesBrusque sedia primeira maratona de rua do país pós-pandemia no próximo domingo

Brusque sedia primeira maratona de rua do país pós-pandemia no próximo domingo

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O próximo domingo, 29 de agosto, entrará para história da cidade de Brusque, que sediará, pela primeira vez, uma prova de maratona. A 1ª Fibra Fisio Marathon promete movimentar a cidade com a presença de 300 atletas inscritos, vindos de Santa Catarina e outros oito estados do Brasil. A prova terá as modalidades de maratona (42,195km), meia maratona (21,1km), 10km, 5km e é uma realização da Fibra Fisio – maior Centro de Fisioterapia e Reabilitação Esportiva do Brasil instalado em Brusque, com patrocínio da Havan e organização do Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay.

A prova tem chamado a atenção do público de corrida, sendo a primeira maratona de rua realizada no Brasil pós-pandemia. Além disso, o evento contará com a presença do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e dos jornalistas, youtubers e corredores Gustavo Maia, do ‘Programa Fôlego’ e Sergio Rocha do canal ‘Corrida no Ar’. “Estou super feliz de poder participar de um evento presencial, sem falar que é uma maratona e temos uma escassez de provas dessa dimensão no Brasil. É um novo mercado, em uma cidade que vai ver um evento dessa magnitude acontecer pela primeira vez”, comenta Maia, que acaba de lançar o livro ‘Em busca da maratona perfeita – uma jornada de 70 maratonas pelo mundo’.

O que mais chamou a atenção de Sergio Rocha para o evento, foi a forma como ele surgiu. Em um cenário pandêmico, com provas sendo adiadas em todo o país, a iniciativa do Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay e da Fibra Fisio, que já tinha a intenção de promover uma prova de corrida de rua assim que foi inaugurada em Brusque, vai proporcionar um momento histórico para a cidade e para todos os atletas participantes. “O Grupo, que trabalhava o Projeto 42k, ou seja, treinava pessoas para correr sua primeira maratona, mesmo com a pandemia arruinando esses planos, conseguiu patrocinadores e apoiadores para fazer a própria prova. Foi isso o que mais me atraiu para participar, é algo que eu nunca vi acontecer antes”, enfatiza Rocha, que é autor do livro ‘100 coisas que todo corredor deveria saber’.

Nos últimos preparativos da prova, o educador físico Felipe Ristow, do Grupo do Bay, revela que a expectativa é a melhor possível. “Chegamos na semana da prova, é o momento em que tudo acontece. Estamos com tudo alinhado com o pessoal do trânsito, que fará a parte de fechamento de ruas e prestará segurança durante o percurso, que estará todo sinalizado. Teremos atletas de diversos estados do Brasil, muitos deles chegam já na sexta-feira na cidade. Teremos a presença de atletas com uma experiência maior, como também atletas amadores e aqueles que estarão realizando sua primeira prova de corrida. É importante dizer às pessoas que queiram assistir a prova, que se localizem em alguns pontos da Beira Rio, sempre com o cuidado de não haver aglomeração. Estamos seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos para o evento, mas ao mesmo tempo sabemos que é importante a presença da população, a fim de dar força e incentivo aos atletas que estarão participando”, comenta.

Entrega de kits e largada da prova

A entrega dos kits aos atletas será realizada no sábado, dia 28 de agosto, na sede da Fibra Fisio, das 9h às 17h.

A largada da prova acontecerá na estrutura montada em frente à Fibra Fisio, em horários diferentes para cada modalidade e em ondas. Maratona às 6 horas, 21km às 6h30, 10km às 6h50 e 5km às 7 horas. Largarão três atletas a cada cinco segundos. “Orientamos os atletas a chegarem ao local do evento com quinze minutos de antecedência, devido aos protocolos de segurança, a fim de evitar a aglomeração de pessoas. Todos terão sua temperatura aferida e terão que permanecer de máscara durante o período em que estiverem na arena da prova. Depois da largada, durante o percurso da prova, é opcional o uso da máscara. 

Publicidade
WhatsApp chat