Prefeitura de Brusque realiza capacitação para professores alfabetizadores

Formação visa auxiliar na recuperação do aprendizado dos alunos durante o período da pandemia

Publicidade
Utilidade pública

A prefeitura de Brusque, por meio da secretaria de Educação, realizou uma capacitação para professores alfabetizadores. A formação ocorreu na Unifebe nesta terça-feira (31) no formato bimodal (presencial e online). Ao topo participaram do evento cerca de 50 professores e teve como objetivo auxiliar na recuperação do aprendizado dos alunos durante o período da pandemia.  

A assessora dos anos iniciais da secretaria de Educação, Irene Valim, destacou o papel desta capacitação.  ”Essa formação vem por meio de um documento produzido com os professores da rede municipal, para diagnóstico dos aprendizados dos alunos. Com base neste documento, sentimos a necessidade de realizar um ciclo de formações para aperfeiçoar os professores, para que possamos melhorar a qualidade e recuperar o aprendizado que foi defasado por conta da pandemia. Com isso, o professor terá mais segurança em seu trabalho, aplicando as práticas que são discutidas, auxiliando assim uma aprendizagem mais significativa para os alunos,” disse.

Nesta primeira etapa a capacitação foi com professores de 1º e 2º anos e nesta quinta-feira  (02) ocorre com professores de 3º anos, que serão contemplados com o projeto para auxiliar na recuperação das aprendizagens, que foram  prejudicadas por conta da suspensão de aulas presenciais.

As formações ficarão à disposição dos professores e gestores em uma sala virtual criada na plataforma MOODLE, criando assim um acervo para que todos possam utilizar materiais das formações sempre que necessário. Para os próximos meses e para a abertura do próximo ano letivo, novos encontros formativos estão planejados.

Pauta das formações:

Diagnósticos de escrita;

Diagnósticos de leitura;

 Diagnósticos de matemática;

Métodos de alfabetização e suas implicações;

Dificuldades de aprendizagem (em parceria com o NAMEI) Habilidades:

Desvelando e compreendendo o que pedem;

Compartilhando práticas pedagógicas exitosas;

Oficinas,

Para as turmas de 4º e 5º anos, a secretaria de Educação também está organizando formações com base nas necessidades dos professores.   

Fonte: Secom  

Publicidade
Últimas notícias

FME remota escolinhas de iniciação esportiva com grade de modalidades

A prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), vai retomar as atividades das escolinhas de...
Publicidade
WhatsApp chat