23.6 C
Brusque
terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasCulturaNoite de homenagem a Francisco Carlos de Araújo Brusque e lançamento do...

Noite de homenagem a Francisco Carlos de Araújo Brusque e lançamento do Anuário Notícias de Vicente Só

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Uma noite de homenagem e lançamento marcou o evento comemorativo do Clube Filatélico Brusque, que realizou homenagem a Francisco Carlos de Araújo Brusque, na noite de quinta-feira, 23 de setembro, no Museu Casa de Brusque.

A homenagem faz parte da programação do Clube de homenagear personalidades ligadas à história de Brusque.

O lançamento de um selo comemorativo personalizado para lembrar os 135 anos de falecimento do Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque (1822-1886) contou com a presença de diversas pessoas da sociedade brusquense, membros da Sociedade Amigos de Brusque, autoridades e imprensa.

Conforme o presidente do Clube Filatélico Brusque, Jorge Paulo Krieger, o selo comemorativo resgata e perpetua a importância histórica da figura de Francisco Carlos de Araújo Brusque, grande incentivador da colonização alemã no Vale do Itajaí, que à época da fundação de Brusque, em 1860, era o Presidente da Província de Santa Catarina.

Presente no evento, o diretor-secretário da Associação Filatélica de Santa Catarina, Peter Bürger, destaca que, no Brasil, existem três tipos de selos postais: os comemorativos, os regulares e os selos personalizados, que homenageiam figuras ilustres e personalidades brasileiras, que foi o lançamento realizado pelo Clube Filatélico local.

O presidente do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, Renato Mauro Schramm, esteve presente no evento e, no ato, representou a Associação dos Filatelistas Brasileiros, que possui sede em Belém do Pará.

A noite também marcou o lançamento do Anuário Notícias de Vicente Só – 2021, publicação da Sociedade Amigos de Brusque, mantenedora do museu, cujo propósito é resgatar e divulgar documentos de Brusque e região, desde a época colonial até os nossos dias, constituindo-se em importante fonte de pesquisa para estudiosos e interessados na história. A ação é uma parceria entre o Museu Casa de Brusque, o Clube Filatélico Brusquense, UNIFEBE e conta com o apoio da prefeitura de Brusque.

Quem também prestigiou a cerimônia foi o Prefeito de Brusque, José Ari Vequi, que, em sua fala no protocolo, destacou a relevância e contribuição de Francisco Carlos de Araújo Brusque para a história da cidade.

Publicidade
WhatsApp chat