Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta sexta-feira

Publicidade
Utilidade pública

A Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta sexta-feira e vai até 29 de outubro. O objetivo é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes com menos de 15 anos em todo o país. Mais de 45 mil postos vão oferecer 18 imunizantes contra diversas doenças, como poliomielite, febre amarela, sarampo, rubéola e caxumba. O dia D será 16 de outubro.

O Ministério da Saúde quer chamar a atenção de pais e responsáveis para ampliar a cobertura vacinal e, assim, controlar e erradicar doenças imunopreveníveis, ou seja, que podem ser prevenidas com vacina. O ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, enfatizou a importância da vacinação que é necessária para evitar que doenças que já estão erradicadas voltem.

O Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, lembrou que o país já eliminou doenças como poliomielite e rubéola, e que as vacinas são seguras.

No entanto, desde 2015, ocorre uma queda na cobertura vacinal. Uma tendência que se intensificou por causa da pandemia. Entre as causas, Medeiros apontou desconhecimento sobre vacinas e fake news, horário dos postos de saúde, que não atendem os pais que trabalham o dia inteiro, e uma falsa sensação de segurança.

Para deixar em dia a vacinação dos filhos, os pais devem levá-los a um posto, onde os profissionais vão fazer um levantamento das doses que faltam e aplicá-las. Os locais de aplicação vão adotar medidas para evitar a transmissão da covid-19.

Publicidade
Últimas notícias

Brusque registra 321º óbito relacionado a Covid-19

Brusque registrou, neste sábado (16), o óbito de número 321 associado ao coronavírus. Trata-se de uma mulher de 70...
Publicidade
WhatsApp chat