23.8 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralUnidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado (16)

Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado (16)

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O dia será dedicado às ações de prevenção do Outubro Rosa e vacinação

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas neste sábado (16), por dois motivos: o primeiro é em virtude das ações da campanha Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e o outro, é que nesta data, acontece o dia D da Campanha de Multivacinação. O atendimento será das 8h às 17 horas.

A diretora de Atenção Básica, Camila Souza, reforça a importância das mulheres procurarem as unidades. “É muito importante a prevenção. As mulheres que trabalham e não conseguem em virtude do horário de trabalho durante a semana, terão essa oportunidade de no sábado cuidarem da sua saúde”, salientou ela.

Campanha Nacional de Multivacinação
A campanha é destinada à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos de idade. Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo é resgatar esse público que, por algum motivo, tenha deixado de tomar as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Importante que os responsáveis levem a caderneta de vacina e documento com foto das crianças e adolescentes.

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, a vacinação acontecerá em 16 locais. Nas UBS dos bairros Limeira Baixa, Planalto, Santa Terezinha, Santa Rita, Bateas, São Luiz, Dom Joaquim, Rua Nova Trento, Maluche, Águas Claras, Ponta Russa, Paquetá, Cedrinho e Steffen e Guarani. A Policlínica Central completa a lista de Unidades à disposição de pais e responsáveis para a imunização.

Serão oferecidas vacinas que fazem parte do calendário de vacinação, além da vacina da gripe. Dentre elas, estão: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Ariane ressalta que a campanha iniciou em 1° de outubro e segue até o dia 29 deste mês.

Publicidade
WhatsApp chat