21.5 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasSaúdeSábado (16) terá três ações diferentes de promoção e prevenção em saúde

Sábado (16) terá três ações diferentes de promoção e prevenção em saúde

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O sábado (16), será de importantes atividades na área da saúde, em Brusque. Três ações principais nortearão os atendimentos à população. O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, conclamou a comunidade para que aproveite a disponibilidade dos serviços, seja, fazendo a prevenção do câncer de mama, ou então se vacinando.

“A secretaria está se mobilizando, buscando proporcionar à população os atendimentos. E esse é o nosso objetivo, estarmos presente junto a comunidade, levando serviços, atenção básica, cuidados. Para isso, nós não estamos medindo esforços, buscando realizar as melhores ações”, disse ele.

Outubro Rosa

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), estarão abertas, das 8h às 16h, para desenvolver ações preventivas referente à saúde da mulher.

“Convido mais uma vez as mulheres a aproveitarem essa oportunidade. É importante a prevenção, o autoexame. As mulheres são o esteio da sociedade, são as mães, as lideranças, e elas precisam estar bem para dar continuidade neste trabalho de zelar tão bem por toda a nossa população”, reforçou o secretário.

Campanha Nacional de Multivacinação

A campanha é destinada à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos de idade. Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo é resgatar esse público que, por algum motivo, tenha deixado de tomar as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Importante que os responsáveis levem a caderneta de vacina e documento com foto das crianças e adolescentes.

“Serão 16 locais, entre as Unidades de Saúde e Policlínica que estarão aplicando as vacinas. Fizemos um chamamentos aos pais e responsáveis que tragam as suas crianças para receberem as doses necessárias, que são tão importantes para a saúde deles”, ressaltou Osvaldo.

Covid-19: Centros de Vacinação abertos

O sábado também será de vacinação contra a Covid-19. Os Centros de Vacinação (Unifebe e Uniasselvi) estarão abertos. A vacinação é destinada às pessoas que precisam fazer a segunda e terceira dose. Não é necessário agendar. O atendimento será das 08h às 16h, sem fechar ao meio-dia

O secretário, Osvaldo, reforça a importância da vacinação. “Essa ação se soma a um trabalho que já vem sendo feito. Estamos com a vacinação bastante avançada. Pretendemos em breve atingirmos a meta e podermos ter um relaxamento das medidas”.

A segunda dose será para pessoas que estão no prazo conforme a carteira de vacina. Lembrando que o intervalo de vacinação, para quem tomou doses do imunizante Pfizer, passou de 12 para oito semanas.

Já a terceira dose ou dose de reforço será aplicada em idosos com 60 anos ou mais, e profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. E Imunosuprimidos, para quem já tomou a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Publicidade
WhatsApp chat