23.8 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralConselho Municipal de Patrimônio Histórico apresenta novo catálogo

Conselho Municipal de Patrimônio Histórico apresenta novo catálogo

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Cultural de Brusque (COMUPA), por meio do corpo técnico do COMUPA, em reunião realizada no último mês de outubro, apresentou o novo catálogo de patrimônio histórico do município.

Para o novo catálogo, o que se tinha anteriormente foi revogado, que eram os livros de inventário do patrimônio arquitetônico e urbanístico de Brusque, de dezembro de 2009 e o catálogo do patrimônio histórico, arquitetônico e urbanístico de Brusque, de 23 de março de 2013.

Com a revogação foi criada a utilização do acervo denominado “Catálogo de patrimônio histórico, natural e artístico-cultural de Brusque”, como subsídio e tutela deste instituto à proteção do patrimônio cultural, que compreende, 02 (duas) edificações tombadas e 12 (doze) edificações a serem protegidas.

O presidente do Corpo Técnico do  Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Cultural – COMUPA, Rafael Scheibel de Andrade, falou sobre a importância da ação. “Este corpo técnico, após aprovação, entende que na verdade muito mais além do que uma revisão, tivemos uma verdadeira correção jurídica e administrativa que prejudicava e prejudica muitos proprietários, sem nenhum nexo de valor histórico cultural. Agora o trabalho continua, com a valorização do contexto cultural e histórico destas edificações, sendo o trabalho agora em conjunto com a Fundação Cultural,” disse.

Edificações tombadas

Trata-se da edificação conhecida como Tiro de Guerra.

como Casarão Hort

Relevante edificações de interesse histórico

01.Igreja Evangélica Paróquia Bom Pastor

02. Primeira maternidade de Brusque

03.Igreja Matriz Católica

04.Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque

05.Conjunto religioso católico de peregrinação e saúde

06.Museu Arquidiocesano Dom Joaquim

07.Casa Enxaimel na rua São Pedro (fim da rua SP-006)

08.Casa Enxaimel da Casa de Brusque

09.Villa Quisisana

10.Prédio da Antiga Prefeitura

11.Sede do Clube Esportivo Paysandú

12.Casa de Aldo Krieger

Publicidade
WhatsApp chat