28.5 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralClaudia Prudêncio é eleita a primeira mulher presidente da OAB/SC

Claudia Prudêncio é eleita a primeira mulher presidente da OAB/SC

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Claudia da Silva Prudêncio foi eleita primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Santa Catarina para o triênio 2022/2024. Com quase 50% dos votos da advocacia catarinense (47,51%), a candidata da Chapa 04 – Mais Avanço Mais Futuro, venceu o pleito realizado nesta quinta-feira (25). Também foram eleitas as diretorias das Subseções.

Pela primeira vez na história, advogados e advogadas catarinenses puderam participar do pleito de forma híbrida, ou seja, pelo celular, computador, tablet ou nos 70 pontos de votação situados em todo o Estado, uma inovação que trouxe mais conforto para a advocacia de Santa Catarina. Assim, a votação obteve o maior índice de participação da história da OAB/SC contando com a participação de 28.500 advogados, representando 89,87% do total de votantes aptos. A constatação é baseada nas eleições anteriores que tiveram os seguintes números: em 2018, foram 24.303 eleitores; e em 2015, 20.693 compareceram às urnas.

A vitória foi declarada pouco depois das 18h, em transmissão ao vivo pelo canal da OAB/SC no Youtube, pelo presidente da Comissão Eleitoral da OAB/SC, Paulo Fretta. Completam a chapa eleita o vice-presidente, Eduardo de Mello e Souza; a secretária-geral, Teresinha Erbs; o secretário-geral adjunto, Thiago Degasperin; e o tesoureiro, Rafael Búrigo. Juliano Mandelli também foi eleito presidente da CAASC. Confira a nominata completa da chapa vencedora, clicando aqui.

Veja o desempenho dos outros três candidatos que concorreram à gestão da Seccional:

Helio Brasil – 30,89% dos votos válidos
Vivian De Gann – 16,16% dos votos válidos
Gabriel Kazapi – 5,44% dos votos válidos

Ao final da apuração, foram registrados 782 votos brancos e 783 nulos.

Cotas de gênero e etnia pela primeira vez

Estas eleições também entram na história do sistema OAB como as primeiras em que cotas para pretos e pardos e paridade de gênero guiaram a composição das chapas.

Perfil

Advogada formada pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil – Campus Torres-RS, Claudia da Silva Prudêncio é especializada em Direito Societário e Empresarial no Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos – IPEJ; professora da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, leciona Direito Empresarial; ex-conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de SC – gestão 2013/2015; ex-secretária geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de SC – gestão 2016/2018; ex-membra da Comissão Nacional da Mulher Advogada – gestão 2016/2018; membra da Comissão Estadual de Direito Empresarial da OAB/SC; membra da Comissão Estadual da Mulher Advogada – Seccional de SC. Atualmente, Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina – gestão 2019/2021; professora permanente da ESA – Escola Superior da Advocacia; professora de pós-graduação na FUNDASC – Fundação dos Administradores de Santa Catarina, sócia fundadora do escritório PRUDÊNCIO, BERNARDES E MALUF ADVOGADOS, advogada militante nas áreas de Direito Societário, Contratos e Contencioso, Direito Consumerista, Imobiliário e Trabalhista.

Publicidade
WhatsApp chat