22.5 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralCâmara realiza Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Honorário de...

Câmara realiza Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Honorário de Botuverá

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Câmara Municipal de Botuverá realizou nesta segunda-feira, 13 de dezembro, Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Honorário de Botuverá, uma das maiores honrarias concedida pelo Poder Legislativo Municipal, com o propósito de homenagear personalidades que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município.

Na oportunidade foram entregues os Títulos de Cidadão Honorário de Botuverá ao Deputado Federal, Rogério Peninha Mendonça, que contribuiu com o crescimento e desenvolvimento do município com a liberação de recursos destinados para renovação da frota municipal, implantação da Casa da Cidadania, e outras emendas destinadas ao município, e a Dra. Rozalba Fidélis, médica ginecologista/obstetra que há 26 anos contribui com seu trabalho no município de Botuverá.

A solenidade contou com a presença do Prefeito de Botuverá, Alcir Merizio, do Vice-Prefeito, Valmor Costa, do chefe de gabinete do deputado Peninha, Rafael Pezenti, ex-prefeitos, demais autoridades e a participação da comunidade.

Sobre os homenageados

Rogério Mendonça, o Peninha, nasceu em 27 de janeiro de 1953, em Nova Trento/SC. É filho de Lauro Mendonça e Cremilda Tridapalli. Adolescente, foi morar em Camboriú para estudar na Escola Agrotécnica. Mais tarde se mudou para o Rio Grande do Sul e se formou Engenheiro Agrônomo.

Em 1976, por meio de concurso público, ingressou na antiga Acaresc (atual Epagri) e foi atuar em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Peninha teve papel fundamental para que o município fosse reconhecido até hoje como a Capital Nacional da Cebola. O bom desempenho como engenheiro agrônomo e o reconhecimento dos produtores logo o alçaram ao cargo de Secretário Municipal de Agricultura.

Na década de 80, Peninha se filiou ao seu primeiro e único partido, o MDB. Sua trajetória política começou na eleição vitoriosa para o cargo de vice-prefeito de Ituporanga. O trabalho como vice foi reconhecido e, na eleição seguinte, foi eleito prefeito da cidade.

Ao deixar a prefeitura, presidiu a Epagri por dois anos, no governo Paulo Afonso. A atuação, antes regional, passou a ser reconhecida em toda Santa Catarina.

Em 1998, Rogério Peninha Mendonça foi eleito pela primeira vez Deputado Estadual, com 25 mil votos. Nesta eleição, fez 40 votos em Botuverá. Quatro anos depois foi reeleito com votação crescente: 35 mil. Nesta ocasião, obteve 528 votos em nosso município. E em 2006, com 55 mil votos, foi reconduzido à Assembleia Legislativa. Neste ano contou com 498 votos do povo botuveraense.

No ano de 2010, com uma votação de 110.170 votos, 1.105 votos obtidos em Botuverá, foi eleito pela primeira vez Deputado Federal e passou a ser uma voz forte em Brasília. Nas eleições de 2014, foi reeleito com 137.784 votos, com uma expressiva votação em Botuverá de 1.659 votos que correspondem a 56% dos eleitores do município. Em 2019, assumiu seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, onde obteve 1.557 votos, equivalente a 51% do eleitorado de Botuverá.

Rozalba Fidélis nasceu em 27 de agosto de 1966, natural de Tijucas\SC. Formada em Medicina pela UFSC em 11/01/1991. Concluiu residência médica na área básica de ginecologista em 28/02/1993. Iniciou as atividades no município de Botuverá em 01/11/1995. No início atuava como clínica geral e ginecologista obstetra, além de diretora do Hospital do Munícipio até o ano de 2003.

Era a única médica ginecologista/obstetra do Hospital, portanto, todas as crianças nascidas no período de 1995 a 2003, foram trazidas ao mundo pela Dra. Rozalba.

Após o Hospital ter se tornado Unidade de Saúde, continuou os trabalhos como clínica geral e ginecologista/obstetra durante o dia e ficava de sobreaviso das 17h às 8h e finais de semana alternados por 12 anos.

A Dra. Rozalba, implantou o exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, além do curso de gestantes, sendo uma luta incessante o bem-estar das mulheres botuveraenses.

Na comunidade, realizava palestras em cursos de noivos.

Hoje atua na área de ginecologista/obstetra nas três unidades de saúde do município de Botuverá.

Publicidade
WhatsApp chat