Defesa Civil de Santa Catarina confirma ocorrência de tornado no Médio Vale do Itajaí

Publicidade
Utilidade pública

De acordo com a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco, entre a tarde e noite de quarta-feira, as perturbações em médios níveis, a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliadas ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.

“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, consta no documento.

O relatório também aponta que a precipitação chegou aos 66 mm em Guabiruba, 60mm em Brusque e 38mm em Timbó.

1. DA INFORMAÇÃO Trata-se de análise técnica meteorológica referente ao tornado no município de Timbó no Médio Vale do Itajaí em consequência dos temporais de quarta-feira, 05 de janeiro de 2022. Tais temporais também desencadearam em ocorrências associadas às chuvas intensas, aos raios e às rajadas intensas de vento nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí.

2. DOS FATOS Entre a tarde e noite de quarta-feira (05/01/2022), as perturbações em médios níveis, passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades, como pode ser observado (Figura 1) nas cartas sinóticas do dia 05/01/2022 nos horários das 00 UTC (Figura 1(a) em superfície, (b) em baixos níveis, (c) médios níveis). Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí.

Na imagem do satélite GOES-16 (Figura 3) a seguir, foi possível verificar a presença de um núcleo convectivo associado a tempo severo nas proximidades do município de Timbó.

Por volta das 17h00min (horário de Brasília), no canal infravermelho realçado, observa-se uma área de nebulosidade com baixas temperaturas de brilho (indicada pela tonalidade esverdeada), o que indica um significativo desenvolvimento vertical, isto é, uma célula convectiva com potencial para geração de tempestades.

Publicidade
Últimas notícias

Destaques da sessão da Câmara de Vereadores de Brusque nesta terça-feira, 28

A sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 28, foi marcada por um debate em face da publicação de...
Publicidade
WhatsApp chat