Defesa Civil de Santa Catarina confirma ocorrência de tornado no Médio Vale do Itajaí

Publicidade
Utilidade pública

De acordo com a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco, entre a tarde e noite de quarta-feira, as perturbações em médios níveis, a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliadas ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.

“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, consta no documento.

O relatório também aponta que a precipitação chegou aos 66 mm em Guabiruba, 60mm em Brusque e 38mm em Timbó.

1. DA INFORMAÇÃO Trata-se de análise técnica meteorológica referente ao tornado no município de Timbó no Médio Vale do Itajaí em consequência dos temporais de quarta-feira, 05 de janeiro de 2022. Tais temporais também desencadearam em ocorrências associadas às chuvas intensas, aos raios e às rajadas intensas de vento nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí.

2. DOS FATOS Entre a tarde e noite de quarta-feira (05/01/2022), as perturbações em médios níveis, passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades, como pode ser observado (Figura 1) nas cartas sinóticas do dia 05/01/2022 nos horários das 00 UTC (Figura 1(a) em superfície, (b) em baixos níveis, (c) médios níveis). Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí.

Na imagem do satélite GOES-16 (Figura 3) a seguir, foi possível verificar a presença de um núcleo convectivo associado a tempo severo nas proximidades do município de Timbó.

Por volta das 17h00min (horário de Brasília), no canal infravermelho realçado, observa-se uma área de nebulosidade com baixas temperaturas de brilho (indicada pela tonalidade esverdeada), o que indica um significativo desenvolvimento vertical, isto é, uma célula convectiva com potencial para geração de tempestades.

Publicidade
Últimas notícias

Covid-19: Confira o boletim epidemiológico desta quarta-feira (26)

575 novos casos da doença foram registrados em Brusque nas últimas 24h Brusque registrou 575 novos casos de Covid-19 nas...
Publicidade
WhatsApp chat