18.6 C
Brusque
quinta-feira, abril 18, 2024
InícioNotíciasEsportesElenco do Brusque faz avaliação pré-temporada na Fibra Fisio

Elenco do Brusque faz avaliação pré-temporada na Fibra Fisio

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O elenco do Brusque Futebol Clube realizou na última sexta-feira, 7 de janeiro, a primeira avaliação pré-temporada na Fibra Fisio. Os jogadores foram divididos em grupos para a realização dos testes e acompanhados pelo diretor médico e pelo fisioterapeuta do clube, Dr. Lucas Bremm e Dr. William Kvieskas, respectivamente e pelo fisioterapeuta da Fibra Fisio, Dr. Thiago Serafim. 

“O objetivo é conseguirmos verificar antes da temporada, alguma disfunção relacionada à força, alteração de mobilidade e alteração de controle neuromuscular. A partir disso, conseguimos corrigir algumas coisas, para que no decorrer da temporada o atleta tenha menos chances de lesão”, comenta Serafim.

Durante a tarde e parte da noite, foram realizados no total quatro testes funcionais com os atletas, sendo os goleiros submetidos a cinco testes devido à alta exigência de membros superiores pelos mesmos. A partir da avaliação será possível direcionar um programa de treinamento preventivo para cada atleta. A avaliação de força foi feita por meio do equipamento Kineo Intelligent Load, da italiana Globus Corporation, muito utilizado na clínica tanto para avaliação quanto para tratamento. “Nele conseguimos identificar a quantidade de força que um indivíduo consegue produzir. Isso dentro do futebol é muito importante, porque muitas das lesões vêm de fraqueza muscular. Conseguimos verificar a quantidade de força da parte anterior e posterior de coxa, onde ocorrem lesões muito comuns. Além disso, conseguimos diferenciar um lado do outro, ou seja, se o atleta possui mais força na perna esquerda ou na direita, porque se a diferença for algo muito gritante, precisamos trabalhar para corrigir”, explica Serafim.

Esta é a segunda vez que o Brusque FC realiza a avaliação pré-temporada na Fibra Fisio e no decorrer do Catarinense, realizará os tratamentos necessários na clínica, contando com toda estrutura e know-how para ter um maior sucesso no tratamento das lesões. “Hoje o time do Brusque se sente privilegiado por poder fazer uso de toda estrutura que a Fibra Fisio oferece, não só para essa parte de início dos trabalhos, avaliação funcional física, mas também durante a temporada, na reabilitação dos atletas. Ter esta estrutura aqui, muito próxima, é algo importante e que fará toda a diferença no campeonato”, revela o diretor médico do clube, o ortopedista Dr. Lucas Bremm.

O fisioterapeuta do Brusque FC, Dr. William Kvieskas, que também realizou alguns testes com os atletas na estrutura da Fibra Fisio, ressalta a importância dos dados coletados nesta primeira avaliação. “Acreditamos que tendo dados fidedignos, fazendo avaliações e trabalhando com a fisioterapia baseada em evidências, conseguimos diminuir o número de lesões no clube. O intuito é avaliar os jogadores, ver os desequilíbrios musculares que esses atletas têm e com esses dados, trabalhar na prevenção das lesões. São dados que nos darão um embasamento muito grande para toda competição do Catarinense e depois para a Série B do Campeonato Brasileiro”, complementa.

O Brusque FC faz sua estreia no Campeonato Catarinense 2022 no dia 23 de janeiro, em partida contra o Concórdia às 16 horas. 

(Foto: Jefferson Alves/Brusque Futebol Clube)
(Foto: Jefferson Alves/Brusque Futebol Clube)
(Foto: Jefferson Alves/Brusque Futebol Clube)
Publicidade
WhatsApp chat