16.8 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasTrânsitoInstrutor de trânsito explica sobre prazo de vencimento para processos de primeira...

Instrutor de trânsito explica sobre prazo de vencimento para processos de primeira habilitação

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O instrutor de trânsito, Teodoro Pereira, esteve no Jornal da Diplomata na manhã desta terça-feira, 11, para falar sobre temas em geral, com destaque para o processo de retomada do prazo de vencimento para processos de primeira habilitação.

Saiba mais: O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) restabeleceu o prazo máximo de 12 meses para conclusão do processo de habilitação a partir de 1º de janeiro de 2022. A decisão gerou a Deliberação 248/21, que foi publicada nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU). Ela dispõe sobre prazos previstos na Resolução Contran nº 789/20, que consolida normas sobre o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos.

Conforme a deliberação, os processos ativos até 31 de dezembro de 2021 dos candidatos à primeira habilitação permanecerão ativos nos órgãos de trânsito das unidades da Federação por mais um ano. “O candidato que abrir o processo para primeira habilitação, e não terminar todas as etapas para obtenção da CNH dentro do prazo de 12 meses, terá que refazer o processo”, afirmou o secretário Nacional do Trânsito, Frederico Carneiro.

Aprendizado

O Contran também prorrogou por dois anos, contado desde 3 de novembro de 2020, os prazos para utilização dos veículos de aprendizagem a que se referem as alíneas “a”, “b”, “c”, “d”, e “e” em Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Publicidade
WhatsApp chat