21.5 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralConselho das Entidades se reúne com secretário de Saúde de Brusque

Conselho das Entidades se reúne com secretário de Saúde de Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Conselho das Entidades Por Uma Brusque Melhor esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 17 de janeiro, com o secretário municipal de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, e o prefeito em exercício, pastor Gilmar Doerner. O encontro reuniu lideranças de 14 entidades e ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque.

Em quase duas horas foi possível conversar sobre a situação da pandemia da Covid-19 no município que, neste momento, já ultrapassa a marca de mil casos ativos. A reabertura do Centro de Triagem ou de algum local que concentre apenas pacientes com sintomas respiratórios também foi discutida na ocasião.

“Foi um diálogo importante, com a presença de 14 entidades de vários setores e o poder público, através do secretário de Saúde. O objetivo era buscar mais conhecimento e transparência sobre a situação da doença na cidade, que tem gerado trânsito de pacientes entre as Unidades de Saúde e locais de testagem. Acreditamos que a concentração de testes em mais lugares poderia agilizar o atendimento e evitar a circulação de pessoas com sintomas de gripe”, explica a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.

Segundo ela, ainda que a mutação do vírus tenha se mostrado mais contagiosa e menos letal, ainda não é possível descuidar dos protocolos sanitários de contenção à doença. “É consenso de que devemos manter os protocolos de segurança e evitar ao máximo a aglomeração de pessoas. Devemos usar máscaras, álcool em gel e incentivar a vacinação”, comenta Rita.

A presidente da ACIBr enaltece o trabalho que tem sido desenvolvido pela secretaria de Saúde e, principalmente, a parceria das entidades com a pasta, uma proximidade que, em março de 2022, completará dois anos. “Acredito que vamos conviver muito tempo com a Covid-19 e que temos que ter tranquilidade, mas sem descuidar dos protocolos. Conforme anunciado na reunião, em breve algumas Unidades de Saúde deverão ampliar o atendimento também com a testagem. Vamos receber este mapeamento e difundir a informação entre os nossos associados”, enfatiza.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque, Dr. Rafael Maia, sediar o encontro entre o poder público e as entidades constituídas é exercer o protagonismo institucional, especialmente diante de um tema que compromete a economia e a vida das pessoas. “Deste diálogo saem iniciativas que podem, sem dúvida, melhorar a situação da Covid-19 no município. Focamos na questão da informação, que hoje é o mais importante, para que possamos reduzir ao máximo o contágio da doença”, pontua.

Ouvir a sociedade

Mais do que explanar sobre o aumento de casos registrados desde o início de 2022, o secretário de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, teve a oportunidade de ouvir as entidades e de esclarecer as condutas adotadas pela pasta. “Chegamos a um consenso e creio que iremos implantar em breve, no decorrer da semana. Tudo isso visando dar uma maior proteção às pessoas. Em um momento grave, surgem muitas ideias e informações diferentes e nós precisamos estar abertos ao diálogo”, afirma Dr. Osvaldo.

O secretário também ressalta a necessidade de convivência com a doença, de modo mais seguro e pacífico. “Até agora, o vírus não teve uma maior letalidade. A gente vê que ele se dissemina com mais facilidade, porém, com uma agressividade menor do que no início da pandemia. Ou seja, as características são diferentes de 2020. Nós estamos trabalhando para minimizar os danos e prejuízos, na saúde e na vida das pessoas”, pondera.

O prefeito em exercício, pastor Gilmar Doerner, disse que a reunião foi importante, pois apontou alguns entraves vivenciados, que servirão para tomar atitudes diferentes, em favor da população. “Nós entendemos o desconforto que está acontecendo. Estamos tomando decisões e acredito que vamos chegar a um denominador. Deixo um apelo para a população, para que seja responsável.  Precisamos da compreensão de todos”, enfatiza. 

Publicidade
WhatsApp chat