25.4 C
Brusque
terça-feira, abril 16, 2024
InícioNotíciasSaúdeNovos estudantes do Programa de Residência Médica da UNIFEBE farão estágios no...

Novos estudantes do Programa de Residência Médica da UNIFEBE farão estágios no Hospital Azambuja e nas Unidades Básicas de Saúde de Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Os novos estudantes do Programa de Residência Médica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) receberam na tarde de sexta-feira (25), as boas-vindas da equipe que irá acompanhá-los nos dois anos de especialização em Residência em Clínica Médica.Os médicos Ariadne Beatriz Volpato, Victor Hugo Moreira Boing e Ricardo Terner Borges Trifan iniciaram seus estágios no dia 1º de março, em diferentes áreas do Hospital Azambuja e em demais serviços da Secretaria Municipal de Saúde, como a Policlínica e as Unidades Básicas de Saúde do município. Na programação de boas-vindas os novos estudantes conheceram o Programa, os colegas residentes e a estrutura do Hospital Azambuja.

Concluintes

Além das boas-vindas aos novos residentes, a UNIFEBE promoveu um momento de integração aos concluintes, que encerraram sua participação no Programa no dia 28 de fevereiro. Com a entrega dos certificados, os médicos Lucas Leonardo Ramos, Henrique Boell Pimentel e Gustavo Knihs Zierke são, oficialmente, declarados especialistas em Clínica Médica.

“Esses três residentes que concluem a pós agora, viveram um momento delicado. Passaram dias no Hospital Azambuja, na linha de frente contra a Covid-19. Isso, com certeza, enriqueceu o processo de ensino-aprendizagem e aprimorou suas habilidades. Foi desafiador, mas hoje entregamos ao mercado de trabalho médicos mais humanos, capacitados e resilientes. Desejamos que os novos residentes venham com ainda mais vontade de fazer a diferença e de melhorar o atendimento à população”, enfatizou o supervisor do Programa, professor Antônio de Pádua Santos Lanna.

O concluinte, Lucas Leonardo Ramos, agradeceu a oportunidade. “Conviver com profissionais referências em suas áreas de atuação é um aprendizado diário. Muito obrigado pela oportunidade e por nos proporcionarem essas experiências”, destacou Lucas.

O vice-reitor da UNIFEBE, professor Sergio Rubens Fantini, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva, a supervisora de Pós-Graduação e secretária da COREME, Aline Battisti Pereira, e a representante dos preceptores na COREME, doutora Mariele Camile Evelyn Schaefer também participaram do evento de integração entre os residentes.

 O Programa

A Residência em Clínica Médica é uma pós-graduação caracterizada por treinamento em serviço, em conformidade com as áreas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e a legislação vigente, objetivando o aperfeiçoamento da formação médica e melhoria no atendimento à população.

Por meio da parceria firmada entre a UNIFEBE, Hospital Azambuja e Secretaria Municipal de Saúde, os residentes fazem estágios em subespecialidades, como cardiologia, pneumologia, nefrologia, infectologia e hepatites virais, gastroenterologia e saúde mental. Além de pronto atendimento e UTI.

Esta é a 5ª turma da Residência em Clínica Médica da UNIFEBE, que teve início em março de 2018, no Hospital Azambuja. O lançamento foi realizado em agosto de 2016, com a posse da Comissão de Residência Médica – COREME, coordenada pelo médico doutor Charles Machado.

Fonte: Assessoria Unifebe

Publicidade
WhatsApp chat