18.6 C
Brusque
terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasCulturaIniciada a reforma do Museu Casa de Brusque com recursos do Imposto...

Iniciada a reforma do Museu Casa de Brusque com recursos do Imposto de Renda

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Sociedade Amigos de Brusque, mantenedora do Museu Casa de Brusque é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 04 de agosto de 1953. Com 69 anos de fundação, o prédio da entidade necessita de uma ampla reforma na sua estrutura física.

Em busca de recursos para realizar tais obras, em 2020 a entidade teve aprovado um projeto que permitiu iniciar esta reforma. Em 2021, teve novo projeto aprovado para dar continuidades às reformas. Trata-se do Projeto Cultural do Plano Anual de Atividades 2022 (PRONAC 210958) aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura que está sendo viabilizado com recursos destinados pelas empresas locais Florisa, Irmãos Hort, Havan, Zen S.A., ZM e Supermercados Archer a partir da dedução do Imposto de Renda.

Neste ano de 2022, foram iniciados os trabalhos de troca do piso de taco de madeira por piso de cerâmica, pintura das paredes internas e acessibilidade para os sanitários, entre outras ações. “Estamos muito felizes com o apoio das empresas. A partir da reforma o museu vai ficar mais estruturado e mais bonito para receber as pessoas da comunidade e de outras cidades que vêm nos visitar”, relata Luciana Pasa Tomasi, historiadora e coordenadora do Museu Casa de Brusque.

Mas, para completar a reforma, o Museu Casa de Brusque busca novos parceiros. “Agradecemos os patrocinadores que apoiaram este projeto tão necessário para a preservação da memória e da história do Vale do Itajaí-Mirim. No entanto, buscamos novos parceiros para podermos finalizar mais esta etapa”, afirma Ricardo Vianna Hoffmann, presidente do Museu Casa de Brusque. 

A declaração de Imposto de Renda é feita de forma trimestral, semestral ou anual por pessoa física ou jurídica que pode direcionar os impostos a instituições culturais, contribuindo com o desenvolvimento regional. Neste sentido, as pessoas físicas e jurídicas que quiserem contribuir com a dedução de seu imposto para a preservação da memória de Brusque e região podem entrar em contato com o Museu Casa de Brusque pelo telefone (47) 3351-2132 ou pelo e-mail: casadebrusque@gmail.com.

Sobre o Museu

O museu Casa de Brusque tem como objetivo reunir, preservar e disponibilizar para pesquisa um extenso e valioso acervo museológico, documental e fotográfico da história de Brusque e do Vale do Itajaí-Mirim, desde os tempos da Colônia Itajahy, fundada em 1860. Desde sua fundação recebe muitos visitantes, turistas, estudantes e pesquisadores da região, do Brasil e até do exterior, que buscam conhecer suas origens e a história da região do Vale do Itajaí-Mirim.

Publicidade
WhatsApp chat