15.3 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasCulturaAcademia de Letras do Brasil - Seccional Brusque empossa e diploma novos...

Academia de Letras do Brasil – Seccional Brusque empossa e diploma novos acadêmicos em Sessão Solene

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Academia de Letras do Brasil – Seccional de Brusque, realizou na noite deste sábado, 19 de março, a cerimônia de posse e diplomação dos novos acadêmicos, em Sessão Solene. O evento foi realizado no restaurante do Clube Esportivo Paysandu, com presença dos acadêmicos, imortais da seccional, autoridades municipais, como o vice-prefeito de Brusque, Pastor Gilmar Doerner, e demais convidados.

Os novos imortais eleitos em 2022 foram Alcino Müller, Claudemir Aparecido Lopes, José Augusto Simões de Miranda, Maria da Glória Dittrich, Aldo Maes dos Anjos e Jucilene de Souza Rezini.

Da esquerda para a direita: Claudemir Aparecido Lopes; Maria da Glória Dittrich; Alcino Müller; Jucilene de Souza Rezini; Aldo Maes dos Anjos e José Augusto Simões de Miranda. (Foto: Gabi Buss)

A Entidade tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo as letras e as artes, conforme as normas da Academia de Letras do Brasil. Uma apresentação cultural marcou a abertura do evento, com a declamação da poesia “Areia Fina”, de Terezinha Andrade Vieceli, escritora e presidente de honra da Seccional.

Entre as pessoas que compuseram a mesa de autoridades, participou do ato a Dra. Maria do Rosário Knechtel, membro da Academia Paranaense de Letras, que, além de muitas outras atribuições e qualificações ao longo de seus 92 anos, é PhD em Sociologia da Educação e Meio Ambiente.

A seccional de Brusque, fundada em 2013, visa reunir pessoas que se destacam na literatura, na produção textual, na leitura e na cultura a fim de ampliar as discussões e ações na área da linguagem. Marcos Eugênio Welter presidiu a entidade nos últimos dois anos. Durante o período, foram inúmeras as atividades desenvolvidas, como destaca ele. “Participamos de concursos de contação de história, concursos em que os alunos escrevem poesias, e, como jurados, ao final fazemos entrega de medalhas e certificados, aos demais. É muito bom poder estimular os jovens. Neste noite cheguei de Salvador, onde estive em um evento nacional da Academia de Letras do Brasil, sou patrono nacional dos elos escritores, e membro do Conselho Superior Internacional da Academia de Letras do Brasil. São bastante atividades voltadas para a cultura, desenvolvimento e aprimoramento dos jovens.

A Academia de Letras do Brasil é uma entidade cultural, com sede em todos os estados do país, e tem como objetivo apoiar todos os escritores, independente do gênero que escrevem, e divulgar a literatura, usando-a como instrumento de inclusão e buscando desenvolver projetos culturais no Brasil e em outros países.

A Academia de Letras do Brasil, Seccional Brusque, foi fundada em 10 de agosto de 2013, e tem por finalidade divulgar a cultural literária no município e região, registrar, difundir preservar, e estimular a cultura, história e as realizações literárias do município. Divulgar obras e realizações culturais de personalidades nascidas, residentes, e/ou com estreitos laços com o município. Incentivar e desenvolver as atividades culturais e sociais.

Empossada nova presidente da entidade, Maria Teresa Debatin, destaca que a noite foi de dupla jornada: seu primeiro evento como presidente  da casa e posse de seis novos membros. “Acredito que oxigenar essa academia traz alegria para o coração. Estou extremamente feliz com a entrada dos seis novos membros, entendendo que isso é bom para a sociedade onde a academia está inserida. Brusque precisa de um olhar atento para nossas literaturas, bibliotecas, artistas. Se a Biblioteca é uma grande caixa onde reúnem obras, a gente precisa quem produza essas obras. Então, novos acadêmicos em Brusque significa, ali na frente, mais livros de brusquenses”, comenta a escritora.

A seccional tem como presidente de honra a sua fundadora, escritora Terezinha Andrade Vieceli, que ocupa a cadeira número 1. O patrono da seccional é o brusquense  Wilson Erasmo Quintino dos Santos (In Memorian). Para Terezinha, é sempre uma honra acompanhar os passos da entidade. “Me sinto muito feliz por saber que de um sonho se transformou em tudo isso”, destaca.

Após a cerimônia, os convidados participaram de um jantar de confraternização.

Veja alguma imagens do ato!

Publicidade
WhatsApp chat