18.3 C
Brusque
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotíciasGeralBrusquense Walter Orthmann bate seu próprio recorde no Guinness World Records

Brusquense Walter Orthmann bate seu próprio recorde no Guinness World Records

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Entrar para o Guinness World Records não é tarefa fácil. Imagina então bater o seu próprio recorde? O brusquense Walter Orthmann, que dia 19 de abril completa 100 anos de idade, tem a carreira mais longa, do mundo, trabalhando 84 anos na mesma empresa, e esse ano bateu o seu próprio recorde. Ele começou a trabalhar nas Indústrias Renaux S.A, que atualmente se chama RenauxView, em 17 de janeiro de 1938 e continua batendo ponto. Para comemorar, a empresa está programando uma grande festa no dia do seu aniversário, com direito a bolo, food trucks, chopp, balões, música e a presença de cerca de 700 pessoas. Dia 19 de abril será feriado para os profissionais da empresa têxtil.

Orthmann entrou pela primeira vez para o Guinness Book em 2018, quando comemorou 80 anos de empresa e 95 de idade. Nesses 5 anos, ninguém bateu seu recorde e novamente ele consta no Guinness Book. “Para nós é inspirador constar com a vitalidade, a força e o exemplo do seu Walter”, declara o diretor de marketing da RenauxView, Roberto Sander.

O profissional mais dedicado da RenauxView nos últimos 84 anos, começou a trabalhar na empresa como auxiliar de expedição aos 15 anos. Foi promovido a office-boy, assistente administrativo e gerente de vendas, função que ocupa até hoje. Atualmente, não viaja mais, mas rodou o Brasil de carro, ônibus e avião visitando clientes de todas as regiões. E muitos dos negócios só são fechados, se o atendimento for feito pelo seu Walter.

Nesses 84 anos de carreira, seu Walter viu muita coisa acontecer e mudar. Recebeu seu salário em nove moedas diferentes, viu a empresa se modernizar e mudar de nome e de diretoria. Em 2006, quando a nova administração assumiu a diretoria, tendo à frente o empresário Armando Hess de Souza, ele confessa que ficou um pouco preocupado, visto que já tinha 68 anos de carreira e estava aposentado. Mas foi com surpresa e alegria que ouviu do novo presidente que queria renovar o seu contrato por mais 15 anos, podendo ser prorrogado. “Em 2021, venceram os 15 anos e, para nossa alegria, seu Walter continua sendo um profissional de destaque”, declara o presidente da empresa, Armando Hess de Souza.

Souza destaca que trabalhar com seu Walter é uma dádiva, visto que ele é o testemunho vivo das mudanças pelas quais o mundo contemporâneo tem passado. “Uma pessoa que tem a imensa capacidade de manter-se atualizada nesse mundo de constantes transformações.”

Quem é Walter Orthmann?

Além de ser um profissional dedicado e que não pensa em parar de trabalhar, é também esposo, pai,  avô e um homem que se cuida. Em 28 de junho de 1946, seu Walter casou com Alice Koschnik e teve 5 filhos, Sueli, Rosemari, Marli, Valmir e Valter Roberto. Em 1977, ele ficou viúvo e, em 1980, casou-se com Lucia Helena Valle, 32 anos mais jovem que ele. O casal teve três filhos, Tatiana, Sabrina e Marcelo.

Seu Walter continua casado e conta que leva uma vida simples, faz exercícios todos os dias e cuida da alimentação. Vai trabalhar todos os dias de carro e reclama do trânsito, como todos os outros motoristas. Mas, ele lembra que o mais importante, para estar próximo aos 100 anos é ter propósito. “Se você não tem um motivo para se levantar da cama, você vai ficar dormindo. Infelizmente, todos os meus amigos que se aposentaram e pararam de trabalhar, já morreram. É o trabalho que nos mantém vivos”, afirma.

Nessa longa caminhada, seu Walter recebeu diversas homenagens de diferentes entidades. Quando a empresa completou 70 anos, ele recebeu homenagem da Associação Empresarial de Brusque. Em 2013, recebeu a Ordem do Mérito Industrial e Sindical da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) pelos seus 75 anos de trabalho na RenauxView e uma homenagem da Câmara Municipal de Brusque. Em 2018 foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Brusque e também pelo Tribunal Superior do Trabalho com a comenda da ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.

Publicidade
WhatsApp chat