O público alvo para a vacina contra a gripe são profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos. Já a vacina do sarampo para os profissionais de saúde
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que a campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo inicia nesta segunda-feira (04). A imunização começa com os grupos prioritários, onde o público alvo para a vacina contra a gripe são profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos. Já a vacina do sarampo para os profissionais de saúde.
Neste ano, o imunizante da gripe vai proteger os brasileiros contra três tipos de vírus: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2 a Darwin) e influenza B (comum). A vacinação contra a gripe permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da patologia, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Sobre a campanha de vacinação do sarampo, a vacina administrada será a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, os profissionais de saúde devem estar vacinados com duas doses de triviral, porém independente de já terem as duas doses, deverão tomar a dose adicional.
“Se o profissional só tomou uma dose durante a vida, deverá completar o esquema com duas doses com intervalo de 30 dias”, reforça Ariane. Para os profissionais de saúde a vacinação é de 04 a 30 de abril, e na segunda etapa serão as crianças a partir do dia 02 de maio a 03 de junho.
Confira onde ocorre a vacinação
- Na Policlínica das 08h30 às 20h
- Centro de Vacinação na Uniasselvi das 8h às 17h sem fechar para o almoço.
- Nas UBS, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, nos bairros:
- Jardim Maluche
- Planalto
- Santa Terezinha
- Santa Rita
- Águas Claras (Das 7h15 às 12h30)
- Cedrinho
- Paquetá
- Dom Joaquim
- São Luiz
- Steffen
- Limeira Baixa
- Bateas
- Rua Nova Trento
- Ponta Russa
- Guarani