23.6 C
Brusque
terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasGeralUNIFEBE sedia 1º Fórum de Debates - Brusque em Pauta

UNIFEBE sedia 1º Fórum de Debates – Brusque em Pauta

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediou na tarde desta quarta-feira (20), o 1º Fórum de Debates – Brusque em Pauta. O evento realizado no auditório do Bloco da Saúde, integra o cronograma de discussões, que visam à participação popular no processo de Revisão do Plano Diretor do município.  

Nesse 1º Fórum a equipe técnica da UNIFEBE e a Comissão Técnica Municipal fizeram uma apresentação das ações já realizadas, abrindo o debate para que as entidades contribuíssem com sugestões. O professor da UNIFEBE e integrante da equipe técnica da instituição, Karol Carminatti, explica que desde o início, a Prefeitura de Brusque e a equipe técnica da UNIFEBE se preocuparam em como a população poderia participar ativamente do processo de Revisão do Plano Diretor. A partir disso, foi iniciada uma série de ações, como oficinas nas comunidades, aplicação de questionários e a formação de um Núcleo de Debates.

“Esse Núcleo será responsável por contribuir com um olhar efetivo das entidades, que têm um papel ativo no desenvolvimento do município. Por entendermos que a Revisão do Plano Diretor deve ser constante, que não finaliza com a entrega do documento e não deve ser feita apenas de dez em dez anos, criamos um Fórum de Debates, que vem para ser essa ferramenta permanente, para auxiliar no desenvolvimento da cidade e melhorar a qualidade de vida da população”, pontua Karol.

Participam do Fórum e integram o Núcleo de Debates todas as entidades de classe que se correlacionam diretamente com o desenvolvimento territorial do município, tanto imobiliário, empresarial, econômico, de obras e associação de moradores. “Nosso intuito é incentivar e conscientizar a população, em todas as suas classes e regiões, a participar ativamente desse processo de Revisão do Plano Diretor. Essas ações participativas da comunidade são um meio para atingirmos um resultado final eficaz e aplicável. Sem todo esse debate popular o Plano Diretor não existe”, enaltece o diretor de Planejamento Urbano do Instituto Brusque de Planejamento (IBPLAN), André Felipe Bozio.

Ao desejar as boas-vindas aos representantes das entidades, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, salientou o quanto a universidade se sente honrada em contribuir nesse processo. “Nós acreditamos que com essa série de reuniões conseguiremos dar ainda mais corpo e propriedade ao trabalho que está sendo feito. Agradecemos a todos que estão prestigiando, colocando a mão na massa para essa construção coletiva, de comunidade, do futuro da Brusque que queremos”, enfatiza a reitora.

O 1º Fórum de Debates contou com a presença dos vereadores Marlina Oliveira e Deivis da Silva, de representantes do IBPLAN- Instituto Brusque de Planejamento, do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Fundação Municipal do Meio Ambiente- FUNDEMA, do Núcleo dos Corretores e Imobiliárias da ACIBr, Samae de Brusque, Secretaria de Obras, Defesa Civil, das Associações de Moradores do município, e de professores e acadêmicos da UNIFEBE.

Revisão do Plano Diretor de Brusque

O Plano Diretor é um documento norteador, que visa propiciar melhores condições para o desenvolvimento integrado, harmônico e o bem-estar social da comunidade de Brusque, atendendo às aspirações da população e direcionando as ações do Poder Público e da iniciativa privada.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) é a instituição responsável por fazer a Revisão do Plano Diretor do município de Brusque. O contrato de prestação de serviço técnico foi firmado em 18 de novembro de 2021.

A revisão do Plano Diretor ocorrerá em quatro etapas distintas. A primeira com foco na definição da proposta metodológica a ser adotada pela equipe.  Em seguida, os responsáveis farão o levantamento do maior número de dados necessários. Com as informações em mãos, a equipe fará um diagnóstico da realidade urbana, socioeconômica, ambiental, físico-espacial, histórico-cultural e imobiliária, para na sequência, sugerir propostas para o planejamento da cidade em curto, médio e longo prazo.

A Revisão do Plano Diretor está prevista para ser finalizada em maio de 2023.

Publicidade
WhatsApp chat