GRUPIA recebe Asaph Borba e homenageia Nilo e Florentina Vicentini, na Sessão Solene da Semana da Família 2022

Publicidade
Utilidade pública

Na manhã desta sexta-feira, 13 de maio, a Semana da Família, desenvolvida pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA, realizou a Sessão Solene – ponto alto da programação, com conferências e homenagens, no plenário da Câmara de Vereadores de Brusque. O Grupia é integrado pela Igreja Católica, Igreja Evangélica Luterana, Conselho de Pastores de Brusque, organismos da Sociedade Civil e órgãos do Poder Público.

A X Semana Ecumênica da Família acontece de 7 a 21 de maio, com uma extensa programação, e neste ano tem como tema:“O Futuro da Humanidade passa pela Família”, o Lema: “FAMÍLIA, Projeto e Presente de Deus!” e o versículo bíblico inspirador: “Eu e minha casa serviremos o Senhor”(Josué 24, 15c), que realizaremos de 07 a 21 de maio de 2022, em Brusque/SC.

A celebração desta sexta-feira foi oficiada pela Igreja Católica e o Conselho de Pastores de Brusque (COPAB). Já a Conferência Magna, intitulada “Família, um projeto de Deus”, foi proferida por Asaph Borba com alocução do Grupia: respeito à família e defesa da vida em todas as fases”, por José Francisco dos Santos (professor Zezinho).

Vida em família

“Para estar aqui, meditei o Salmo 128, que fala sobre a vida em família, sobre viver em família. Fala de um homem que teme ao Senhor e que vive uma vida feliz na sua família. Deus criou o homem para ser feliz, para ter perspectivas felizes, e eu acredito que a vida em família é uma das expressões mais sublimes da felicidade de uma pessoa. Tomo minha própria experiência de vida, onde, na juventude fazia uso de drogas, não tinha nenhuma expectativa. E quando conheci a Deus, e fui transformado por Ele, toda minha história se mudou e, na minha palestra, a realidade do que vou falar é o que eu vivo”, comentou o conferencista da Sessão Solene, Asaph Borba.

“São poucos os eventos que unem as perspectivas evangélicas e católicas em um só posicionamento com respeito à família. O que acontece aqui é único NO PAÍS”

(Asaph Borba sobre o GRUPIA)

Para o cofundador do GRUPIA, Paulo Vendelino Kons, a família é um pilar imprescindível para que todos os organismos vivos e constituídos possam funcionar. “Por isso que o tema deste ano é: ‘O futuro da humanidade passa pela família’. Não vislumbro uma humanidade sem família. Lembramos, sempre, que a família é um projeto e presente que vem de Deus para todos nós. E essa é nossa decisão, de reconhecer e valorizar a família que temos, mesmo diante das dificuldades peculiares de cada uma, Que possamos estender a mão para quem precisa da nossa palavra de ternura, e até mesmo de ser lembrado. Afinal, o perdão e a gratidão são essenciais para nossa existência, e isso nasce do berço de todos nós: a família”, salienta Kons.

Homenagem

A manhã também reservou uma homenagem especial ao casal Florentina Luiza Bertotti Vicentini e Nilo Vicentini, que há 25 anos servem a Deus e à comunidade brusquense através de seu trabalho na Pastoral da Esperança: o cuidado com aqueles que vivenciam o luto, na Capela da Ressurreição do Cemitério Municipal Parque da Saudade. “A palavra é gratidão, por receber esta homenagem, pelos anos que trabalhamos no Parque da Saudade, por 25 anos, servindo a comunidade e fazendo o bem à todas às famílias enlutadas, confortando-as e fazendo os eventos das exéquias. É nosso compromisso, e somos gratos a Deus pela oportunidade de estar aqui hoje, também representando a família”, agradece o casal.

Para o vice-prefeito de Brusque, Pastor Gilmar Doerner, o evento é uma oportunidade de fortalecimento dos laços familiares. “Queremos uma sociedade forte e nunca a alcançaremos se não tivermos família forte. Por isso acho muito importante essa comemoração, a Semana da Família, todos os trabalhos que tem acontecido e o GRUPIA sempre tem valorizado e procurado mostrar a importância da família”, enfatiza Doerner.

Extensa programação

A programação oficial teve início dia 7 de maio, com a sessão semana da família e exibição no Cine Gracher do filme “O céu é de verdade”. No domingo do Dia das Mães, fizeram parte da programação Santa Missa na igreja Matriz São Luís Gonzaga, às 9h, e culto, na igreja Evangélica Ágape, às 19h. Na quinta-feira, dia 12, a programação teve sequência, com entrevistas sobre a programação nas rádios brusquenses Diplomata, Cidade e Araguaia. A noite, a igreja IEJEM recebeu o Encontro de Adoração e Unidade do COPAB, com ministração de Asaph Borba. Na sexta-feira, dia 13, o cofundador do Grupia, Paulo Vendelino Kons concedeu entrevista ao vivo na Massa FM para falar da programação. Já às 8h30, teve início a Sessão Solene de abertura da X Semana da Família, na Câmara de Vereadores de Brusque. Além da Conferência Magna proferida por Asaph Borba, o evento homenageou também homenageou o casal Florentina Luiza Vicentini e Nilo Vicentini, que há 25 anos servem a Deus e à comunidade brusquense através de seu trabalho na Pastoral da Esperança: o cuidado com aqueles que vivenciam o luto, na Capela da Ressurreição do Cemitério Municipal Parque da Saudade.

A programação da X Semana da Família é retomada domingo, dia 15 de maio – Dia Internacional da Família, com programação de cunho religioso. Inicia às 9h da manhã, com Santa Missa junto à comunidade São Judas Tadeu, no bairro Águas Claras. Às 16h, Santa Missa no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio de Azambuja e às 19h30, culto na Igreja Evangélica Calvário.

A X Semana da Família encerra dia 21 de maio, sábado, com o X Festival ‘Uma Tarde em Família’. O evento inicia às 14h30, com louvor e celebração, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana Centro, seguida de caminhada até o Centro Evangélico. Das 16h às 18h haverá diversas atividades de recreação e distribuição gratuita de cachorro-quente, refrigerante e pipoca, no Centro Evangélico Pastor Sandreczki (Comunidade Luterana).

Confira o álbum de fotos do evento!

Publicidade
Últimas notícias

Brusque Basquete larga com vitória na Taça FCB; jogos seguem no final de semana

A equipe do Brusque Basquete/FME/Aradefe estreou com vitória na Taça FCB de Basquete Adulto. Jogando na Arena Brusque, o...
Publicidade
WhatsApp chat