19.8 C
Brusque
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasEducaçãoEscola S de Brusque viaja com duas equipes para competição nacional de...

Escola S de Brusque viaja com duas equipes para competição nacional de robótica em São Paulo

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Pela primeira vez a Escola S de Brusque participará, presencialmente, de uma competição nacional de robótica com duas equipes, a Tecnorob Evolution, que é formada por alunos do ensino fundamental e a Tecnotech, cujos membros são estudantes do ensino médio. Os times embarcam na próxima quinta-feira, dia 26, rumo a São Paulo, onde participam de 27 a 29 de maio, da fase nacional do Festival SESI de Robótica, onde acontecerão as competições da First LEGO League – FLL e da First Tech Challenge. O torneio acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera e os melhores times de todo o país, garantem vagas nas disputas internacionais, que este ano ocorre em agosto, no Rio de Janeiro.

Para as competições da FLL, da qual participa a equipe Tecnorob Evolution, os estudantes precisaram realizar um projeto de pesquisa, voltado ao melhoramento do transporte de mercadorias, além do desenvolvimento do robô. Eles pesquisaram e encontraram alguns problemas em relação ao delivery de alimentos. Pensando em uma solução, desenvolveram um equipamento para, por exemplo, não haver derramamento de líquidos durante as entregas. Para a fase nacional da competição, os estudantes fizeram melhorias em todo o projeto, testando e implementando na sociedade. A expectativa é fazer uma excelente pontuação e conseguir vaga para a etapa internacional.

Segundo a Rafaela Rocha Fischer, de 12 anos de idade, membro da equipe, a expectativa de participar da etapa nacional do Festival de Robótica é “ampliar os conhecimentos sobre tecnologia, robótica e outras áreas, além de conhecer novos projetos e fazer novos amigos”.

Além da Rafaela, também fazem parte da equipe Tecnorob, os estudantes da Escola S, Henrique Dorow e Vinicius Buttchewitz, 14 anos e Vinicius Bueno Lopes, 15 anos; o técnico Claudio Lima Rhenns.

Além da equipe de Brusque, também foram classificados para a etapa nacional da FLL os times de Criciúma, Concórdia, Lages, Rio do Sul e de Blumenau.

Nova equipe

Durante o Torneio SESI de Robótica, que no Brasil representa a LEGO League, também ocorre as competições da First Tech Challenge – FTC. O time TECNOTECH, da Escola S de Brusque, fez as seletivas para a competição e foi uma das classificadas.  A equipe é formada pelos estudantes Luiz Rian Dias, Nicolas Gabriel Imhof, Nicole Christine Zimmermann, Caio Zambiazzi Civinski e pelo técnico, Thiago Day, que durante muitos anos fez parte da equipe Tecnorob. Ambos os times tem a supervisão da professora Rosani Pereira Marcarini.

“No FTC, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a projetarem, programarem e construirem robôs capazes de realizar tarefas. Para isso, eles precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por grandes engenheiros. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android e podem ser codificados usando uma variedade de níveis de programação baseada em Java e Blocks”, explicou o técnico, que também está otimista por bons resultados no torneio, apesar da equipe ser nova.

Sobre a competição

Todas as temporadas os estudantes precisam elaborar um projeto buscando soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Para a temporada 2021-2022 o tema é “Cargo Connect” e está relacionado a transporte e logística, desafiando os jovens a repensar um caminho a seguir e descobrir pontes que vão conectar o futuro, melhorando o transporte de mercadorias.

Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEAM) na criação de projetos de inovação, construção e programação de robôs, que deverão completar missões e o objetivo final é sempre: se divertir!

Publicidade
WhatsApp chat