18.6 C
Brusque
terça-feira, abril 23, 2024
InícioAgendaEventoApae de Brusque realiza 2º Papo de Salão

Apae de Brusque realiza 2º Papo de Salão

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A noite chuvosa de segunda-feira, 30 de maio, foi especial para cerca de 50 mães, irmãs, avós e demais familiares de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, com a realização do 2º Papo de Salão. O evento, promovido na sede da instituição, teve como objetivo oportunizar às mulheres que são cuidadoras ou responsáveis de pessoas com algum tipo de deficiência, um momento de saúde, beleza e bem estar. Assim, por meio de diversos parceiros, a ação ofereceu a elas serviços como corte de cabelo e escova, manicure, esmaltação, maquiagem, design de sobrancelha, spa de mãos, massagem, fotografia, além da entrega e sorteio de brindes, música ao vivo e um delicioso café.

“O ‘Papo de Salão’ foi criado pensando na mulher que vive em função do outro, cuidando do outro. Mas quem cuida dela? Foi dentro desse contexto que oportunizamos esse momento, para que elas pudessem tirar um hora do seu dia para cuidar da vaidade, da beleza, da feminilidade e autoestima. Quando olhamos para uma mulher cuidadora, não vimos somente uma mulher, mas um ser humano, que em muitos momentos está sobrecarregado e algumas vezes não tem condição e nem acesso a esses serviços. E esta ação é permitir que ela possa dar esse tempo para si”, explica a assistente social da Apae de Brusque, Jeane Medeiros de Souto, idealizadora do projeto.

Ampliação
A primeira edição do evento havia sido realizada em junho de 2019, mas com menos participantes e com foco nas mães e cuidadoras do Instituto Santa Inês (ISI). Desta vez, o número de mulheres foi ampliado, já que contemplou também as cuidadoras dos dois outros centros de atendimento da Apae de Brusque – a Clínica Uni Duni Tê e o Centro de Convivência Ruth de Sá (Cecon).
Para a diretora administrativa da Apae, Rosecler Ceratti Foletto, poder retomar a realização do evento foi gratificante, já que por conta da pandemia a ação não pode ser realizada em 2020 e nem em 2021. Além disso, segundo ela, o objetivo da entidade foi cumprido, em promover o olhar de carinho e admiração às cuidadoras. “Queremos que nossos educandos possam viver bem e com dignidade, mas, para que isso aconteça, precisamos estender essa atenção também aos seus cuidadores, que precisam estar bem para cuidar dessas pessoas que são tão importantes em suas vidas. Ficamos muito felizes com a realização desse evento, com a adesão das mães e também dos parceiros, que se doaram e contribuíram para o sucesso desse projeto”, avaliou.

Experiência aprovada
Entre as mulheres que usufruíram dos serviços, estava Maria das Graças Pessoa Arruda Costa. Mãe de Leonardo, de 35 anos, que é aluno do ISI, a professora de Educação Física aprovou a oportunidade oferecida pela Apae de Brusque em 2019 e novamente participou do Papo de Salão. “É uma ideia diferente, onde a instituição percebeu a necessidade de que o cuidador também precisa de cuidados. Fomos muito bem acolhidas aqui, e esse carinho e atenção, voltados para nós, faz toda a diferença. A sensação de participar desse evento é de bem-estar, afinal, é muito bom ter alguém cuidando da gente, quando no dia a dia somos nós quem sempre cuidamos”, comentou a moradora do bairro Paquetá, mãe de outros dois filhos e avó de três netos.

Assim como ela, a diarista Dulcimar Isoppo garantiu unha, massagem, cabelo, maquiagem e os demais serviços disponibilizados. Participando pela primeira vez do evento, há cerca de um ano e meio ela passou a ser a responsável pela irmã, Luzmarina Santana, 61 anos, aluna do Cecom. A mudança veio após ela perder para a Covid a mãe e uma outra irmã que cuidavam de Luzmarina, em dezembro de 2020. Desde então, Dulce assumiu Luz e se divide entre o trabalho e os cuidados com o neto, de 2 anos. “Esse evento foi maravilhoso e aproveitei para renovar o visual. Trabalho todos os dias e com os afazeres, não sobra tempo para nada. Cuidamos de tudo e de todos e acabamos esquecendo da gente. Saio daqui muito feliz e renovada. Com certeza vou participar das demais edições”, garantiu, cheia de sorrisos.  

Parceiros

Participaram desta edição do evento como parceiros: Fredy Beauty Cabeleireiro, Cristiano Pinheiro Salon Premium, Brida, Geise Unhas, Senac, Lari Cosméticos, Flavia Olinger, Up Estética, Ricardo Ranguetti Fotografia, além do apoio e organização de colaboradores da Apae.
“Só conseguimos realizar esse trabalho graças às inúmeras mãos envolvidas, as diversas parcerias e amigos que nos ajudaram muito. Por isso a nossa gratidão a todos que estiveram aqui e que garantiram os sorrisos dessas mulheres”, completou a assistente social.  

A maquiadora Flávia Olinger esteve pela primeira vez como parceira do evento e falou sobre a experiência. “Foi um prazer imenso ser convidada a fazer parte desse projeto. Sempre acreditei que quando temos um dom, precisamos dividir isso, que é espalhar beleza, alegria, bondade, gratidão, o que for. E vim aqui para transmitir e ajudar essas mulheres a se sentirem bem, plenas e melhores. Foi a minha primeira participação e serei parceira sempre que for convidada”, comentou.

Da mesma forma, o profissional da beleza, Cristiano Pinheiro, falou da satisfação em contribuir para a ação pela segunda vez como parceiro. “É muito gratificante fazer parte desse momento. Reencontrei vários amigos e profissionais da área da beleza aqui e acredito que podemos também incentivar outros profissionais a participarem de ações assim. Se cada um doasse 3% do que faz ao próximo, as pessoas teriam muito mais oportunidades”, declarou.

Saiba mais
Fundada em 14 de setembro de 1955, em 2022 a Apae de Brusque celebra seus 67 anos. A instituição é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz, e que ainda é um dos alunos da entidade. Com ele, cerca de 280 alunos recebem atendimento.
Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação: Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá.

Publicidade
WhatsApp chat