25.2 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasPolíticaCâmara Municipal realiza sessão solene alusiva aos 60 anos de Guabiruba

Câmara Municipal realiza sessão solene alusiva aos 60 anos de Guabiruba

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de segunda-feira, 13 de junho, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão solene alusiva aos 60 anos do município, comemorados no dia 10 de junho. Na oportunidade foram entregues título de Instituição de Mérito e Cidadão Benemérito.

As homenagens foram prestadas a Grupo Alemão em Canto e aos senhores Padre Eder Claudio Celva e Valdir Riffel, pelas ações em prol da difusão e preservação das culturas italiana e alemã, respectivamente.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Kormann, presidente da Mesa Diretora, com a participação dos demais parlamentares. A mesa de autoridades ainda foi composta pelo prefeito Valmir Zirke, reitora da UNIFEBE Rosemari Glatz, Tenente Coronel Heintje Heerdt, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar (PM), Sargento. Murilo Wilke, comandante da 1º Agrupamento da PM de Guabiruba, Sargento Luciano Schlindwein, comandante do Corpo de Bombeiros em Guabiruba e Padre Marilto Nuss, pároco da Igreja Matriz. 

Valdir Riffel, 70 anos, pai de uma filha, estudou na escola professor João Boos e teve participação na política guabirubense, sendo vereador de 1989 à 1992. Nesta legislatura, foi elaborada a Lei Orgânica do Município (LOM), um marco histórico para a cidade de Guabiruba.

O homenageado é presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), visitou pela primeira vez a cidade de Karlsdorf-Neuthard, cidade de origem dos seus antepassados e desde então, não deixou mais de realizar parcerias e intercâmbios entre as cidades coirmãs.

Valdir falou sobre o orgulho das ações já desenvolvidas e afirmou que muito ainda pode e será feito.

Também homenageado o Padre Eder Cláudio Celva teve uma inclinação pela história local desde a infância. Em Guabiruba é fundador do Memorial Ítalo-Guabirubense no bairro Lageado Alto. Participou na origem das seguintes instituições: Associação Catarinense de Intercâmbio (ACIC), Grupo de Dança Italiana e articulou com o advogado e pesquisador Roque Luiz Dirschnabel a formação de uma Academia de Letras em Guabiruba, o que veio a ser uma realidade na pessoa do atual presidente.  

Em Brusque, foi vice-diretor do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, membro da Editora da UNIFEBE e da Revista Notícias de Vicente Só.

O título foi recebido pelos seus pais Amarildo Celva e Ilma Pontaldi Celva.

Grupo Alemão em Canto: Em meados de 2010 surgiu a ideia de reunir pessoas que quisessem aprender ou praticar a língua alemã. Essa ideia nasceu de várias conversas entre a profª. Olídia Gartner de Souza, profª. Roseane Huber de Souza e profº. Emiliano Daniel de Souza.

Olídia, descendente de alemães, visando preservar a cultura alemã e, principalmente manter viva a língua de seus ancestrais, decidiu reunir um grupo de pessoas com o mesmo propósito em sua própria casa. Olídia, foi professora de alemão na rede municipal de ensino em Guabiruba. Sem perder o gosto pelo ensino da língua alemã, adotou um método mais atrativo e alegre para colocar em prática o seu objetivo. Resgatou as canções dos imigrantes e de seus descendentes, para em canto promover e difundir a cultura alemã. A sala de visita serviu para reunir um grupo de pessoas de todas as idades, homens ou mulheres, desde que tenham interesse de aprender e vivenciar momentos de alegria e confraternização entre amigos.

Assim, surgiu as primeiras ações e atividade do Grupo Alemão em Canto que também foi homenageado na noite de segunda-feira. Roseane Huber de Souza falou sobre o recebimento do título de Instituição de Mérito.

Por fim, foram entregues medalhas (moedas comemorativas aos 60 anos de Guabiruba) a autoridades e pessoas que contribuem com a cidade. 

Áudio com o vereador Cristiano Kormann, presidente da Câmara Municipal
Publicidade
WhatsApp chat