25 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasGeralComitiva botuveraense cumpre agenda em Brasília e se encontra com o Presidente Jair...

Comitiva botuveraense cumpre agenda em Brasília e se encontra com o Presidente Jair Bolsonaro

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Nos dias 6 e 7 de julho, uma comitiva botuveraense esteve em Brasília, liderada pelo Prefeito em Exercício, Valmor Costa, pelo Deputado Estadual, Osmar Vicentini, e pelo Presidente da Câmara, Alesc Sandro Venzon.

A principal pauta tratada na capital foi o Parque Nacional da Serra do Itajaí. Criado no ano de 2004, o intuito era de preservar a mata atlântica nativa da região, contudo, trouxe inúmeros problemas a moradores locais e proprietários de imóveis dos municípios no qual se instalou. Seu território de 57 mil hectares está distribuído por nove municípios da região do Vale Europeu: Blumenau, Ascurra, Apiúna, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. Ao todo, quatro mil famílias são diretamente impactadas pelo parque, onde 150 proprietários são de Botuverá. Até então, não houve a indenização das áreas conforme garantido em decreto.

Cumprindo agenda no Ministério do Meio Ambiente, e no ICMBio, a comitiva conversou diretamente com o Ministro, Joaquim Leite, expondo o projeto no qual altera as finalidades e delimitações do parque nacional, permitindo aos moradores e proprietários destes imóveis, que possam explorar, produzir em suas propriedades de maneira sustentável, mantendo ainda a ideia de preservação ambiental, sem paralisar por completo o progresso local. Há um projeto tramitando na Câmara dos Deputados que transforma o Parque Nacional da Serra do Itajaí em Floresta Nacional. Esta mudança de categoria diminuirá o status atual de proteção da área, que continuará sendo preservada.

Ademais, fechando os compromissos, estiveram junto do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, realizando uma visita de cortesia. Estiveram também, visitando o gabinete dos deputados Rogério Peninha Mendonça, Carlos Chiodini, Darci de Matos, Caroline de Toni e vários outros, pedindo apoio ao andamento destas ações, bem como recursos à cidade e região.

A comitiva ainda contou com o apoio do Prefeito de Gaspar, Kleber Wan-dall, do Vice-Prefeito de Brusque, Gilmar Doerner, da Vereadora de Botuverá Márcia Jacinto Rescarolli e do Assessor Parlamentar do Deputado Jerry Comper, José Luiz Colombi.

Publicidade
WhatsApp chat