21.7 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasEducação'Terceira Quarta com Filosofia' recebe Ensino Médio da Escola Monsenhor Gregório Locks

‘Terceira Quarta com Filosofia’ recebe Ensino Médio da Escola Monsenhor Gregório Locks

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Foi realizada na noite de quarta-feira, 21 de setembro, no auditório da Faculdade São Luiz, mais uma edição da Terceira Quarta com Filosofia. O tema da palestra era, ministrada pelo professor e doutor Diego Fragoso Pereira. De acordo com o palestrante, esse tema apresenta o primeiro relato escrito de um problema filosófico que se manteve durante toda a história da Filosofia, chamado de “nominalismo”, termo utilizado pelo filósofo Roscelino de Compiègne. “Essa carta foi escrita no século XI e essa conferência quer trazer à luz este processo, de boa parte da tradição filosófica”, explica o palestrante.

Segundo o vice-diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Aléssio da Rosa, esse assunto faz com que se possa refletir a respeito da Filosofia Medieval, muitas vezes deixada à margem, tendo como ideia uma época de escuridão, sem produtividade e de trevas “É preciso desmistificar esse conceito; esse pensamento não é verdade. Muita coisa foi criada nessa época. Houve uma vasta produção filosófica em vários temas. Por isso trouxemos essa abordagem para ser discutida e apresentada essa noite”, disse.

Santíssima Trindade

Para Fragoso, o tema de estudo foi conhecido de forma indireta, no momento em que estava pesquisando sobre a Santíssima Trindade. “Eu queria falar sobre a Santíssima Trindade, essa doutrina tipicamente cristã, onde se fala que Deus é uma única natureza e três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Tentando pesquisar esse tema nos registros e documentos do filósofo Anselmo de Cantuária, acabei chegando no problema dessa carta e achei interessante falar sobre isso. Penso que esse tema é importante para os dias atuais, porque o ponto principal dele é buscar a origem e, muitas vezes, nós vivemos a nossa vida e não buscamos as nossas origens, as origens dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos, das nossas famílias, dos nossos sonhos, dos nossos projetos e desejos”, expressa o palestrante.

Conforme Pe. Aléssio, o nominalismo de Roscelino trata da filosofia medieval à luz das questões e, entre elas, a da Santíssima Trindade. “É um Deus em três pessoas ou três deuses ou três pessoas em um Deus? Enfim, como é que se dá isso? Mesmo que hoje exista um melhor entendimento sobre o assunto, ainda é difícil a compreensão. Imagina na Idade Média, com todas as limitações da época, como locomoção, diálogo… Tudo isso é uma vasta discussão que percorreu séculos e que chega até nós, para que possamos entender um pouco mais”, afirma.

Ainda, segundo o vice-diretor, “quando falamos sobre a Santíssima Trindade, estamos falando de comunhão. Nesse caso poderíamos pensar: no mundo polarizado, com muitas dificuldades e guerras ao redor do mundo, como falar de comunhão, de abertura à transcendência? São tópicos e temas que a gente encontra na Idade Média, mas, que atualizando, têm muita coisa para discutir ainda”, explicou.

Convidados

Esta edição da “Terceira Quarta com Filosofia” contou com a presença de 40 estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks, localizada no bairro de Dom Joaquim. “Trazer os alunos faz com que eles tenham uma introdução sobre o assunto, pois estaremos realizando um trabalho sobre a história da filosofia, dos principais filósofos e dos principais momentos, desde o início, da Idade Antiga, Média, Moderna e contemporânea”, comenta o professor de Filosofia, Joel Paludo.

O professor ainda enfatiza que a participação durante o evento faz com que os estudantes comecem a entender um pouco sobre como funciona o mundo acadêmico. “Esse primeiro contato com a faculdade é importante, é uma linguagem um pouco mais aperfeiçoada, podendo ampliar seus horizontes”.

Publicidade
WhatsApp chat