21.2 C
Brusque
sexta-feira, maio 3, 2024
InícioAgendaEventos das IgrejasParóquia São Luís Gonzaga está em missão

Paróquia São Luís Gonzaga está em missão

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

“Viver e crescer em comunidade” é o lema que inspira o trabalho das missões redentoristas em Brusque, que após a etapa apresentação do projeto em agosto, realizou na tarde de sábado, 8 de outubro, a formação e missa de envio das pessoas que irão visitar as casas. Em 2023, os missionários redentoristas estarão na Paróquia São Luís Gonzaga realizando um trabalho de evangelização em todas as comunidades.

A formação foi ministrada pelos missionários redentoristas, padres Inácio Gebert e Ezequiel Bridi, que residem em Lages e trabalham no Brasil anunciando as missões. Esta é a etapa seguinte à apresentação e aceitação das missões pela paróquia, anunciada em agosto, durante a primeira visita dos missionários redentoristas.

“Eis-me aqui, envia-me” (Isaías 6,8)
Coincidindo com o ano jubilar de 150 anos da paróquia, o encontro de formação reuniu mais de 150 missionários que disseram sim ao projeto. A missão tem por diferencial marcar a vida da comunidade, reintegrar os afastados, excluídos e ressentidos com a Igreja e recordar que as visitas às casas foi uma atividade feita por Jesus. Além disso, a visita busca se aproximar de todos: distantes e próximos; conversar nas suas necessidades; escutar suas preocupações; consolar nas fragilidades; falar da missão redentorista; convidar para participar dos grupos de famílias e da missão.

Dedicado às Santas Missões Redentoristas por muitos anos no país, padre Ezequiel Bridi, missionário redentorista, explica que esse trabalho de evangelização chega para movimentar toda a paróquia. “É animar esse povo a ter a certeza de que caminhar com Jesus não é fazer a mesma coisa de sempre. Mas, sim, estar aberto às novidades que o próprio Espírito Santo nos inspira, desde Pentecostes, e hoje continua a inspirar”, comentou. “E digo que a missão se assemelha um pouco a Pentecostes, porque é uma experiência parecida com o que o Espírito Santo fez aqueles homens, que estavam fechados, com medo e acomodados, para saírem, sem medo, anunciar o Cristo para o mundo, mediante todos os riscos que poderiam correr”, complementa.
Engajado na preparação das missões em Brusque, Padre Inácio Gebert voltou a cidade cheio de motivação para a sequência das etapas. “A pré-missão vai ganhando mais força, fazendo acontecer toda uma caminhada e despertando o povo nas comunidades. Ainda neste ano irão acontecer as visitas às famílias que já estão participando dos trabalhos pastorais da paróquia e no futuro, em mutirão, nas comunidades. Podemos ter a esperança de que o projeto irá movimentar toda a paróquia, seu povo, e pode causar algo maior na cidade, contagiando, até mesmo, às demais paróquias. Queremos fazer com que nossa fé seja, de fato, vivida na prática do dia a dia, na vida de todo o povo. Será muito bonito”, exalta padre Inácio.

Para o pároco, padre Diomar Romaniv, é sempre importante recordar que todos são missionários, e por isso a necessidade de propagar essa esperança em meio às lideranças, agentes de pastorais, fortalecendo o trabalho que já é feito e acolhendo os mais afastados. “Para isso pedimos ajuda dos missionários redentoristas, que vieram de Lages e irão coordenar, junto ao Conselho Missionário, esse trabalho. É bom ver a adesão das pastorais, movimentos e comunidades aqui representadas, que disseram sim ao projeto e que, desde hoje, vivem nessa oração, na intenção por todas as casas que serão visitadas”, destaca.

150 anos de Evangelização
Flávio da Cunha Pavesi, coordenador do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA), avalia com alegria a missão de receber os trabalhos dos Missionários Redentoristas na paróquia, tendo por base a expressiva presença do grupo no encontro de formação. “Agora é o nosso compromisso de assumir com dedicação e carinho, para levar a alegria do Evangelho a todas as famílias, porque o povo está sedento da Palavra de Deus e da visita carinhosa, cheia de amor e compreensão destas pessoas”, ressalta.
A paróquia vive seu ano jubilar, e Flávio recorda que são 150 anos de evangelização nas comunidades desta paróquia que já viu muitos missionários passarem por ela. “Será um ano de graça na nossa paróquia, muito importante para cada cristão e, também, para as outras religiões. Será muito produtivo, e trará uma alegria especial para nossa paróquia”, garante o coordenador.

Enviados em missão
A partir de agora, a Paróquia inicia o período de missão, onde cada pessoa que assumiu o compromisso de levar a Palavra de Deus nas visitas às casas tem, também, a responsabilidade de preparar o período auge das missões, que acontece em 2023, junto aos padres redentoristas. Após a formação, os missionários foram acolhidos na missa das 19h, na igreja Matriz, para rezar e consagrar a Deus o tempo de missão, na Santa Missa de Envio. “Hoje enviamos os missionários para saírem anunciar o Reino de Deus, visitar as casas como fizeram os primeiros cristãos. E nesta próxima etapa, que antecede a visita dos missionários redentoristas em março de 2023, eles têm a missão de já iniciar as visitas para preparar este tempo especial”, explica Pe. Ezequiel.

Tempo de oração
A preparação para as missões em cada comunidade envolve muita oração. Por isso, o Conselho Missionário assumiu um compromisso de sempre rezar, com mais afinco, em favor das missões, dos missionários da paróquia e do mundo inteiro. Os encontros acontecem toda primeira segunda-feira do mês, após a missa das 19h, no Salão Paroquial. O Conselho Missionário é formado por um membro de cada comunidade paroquial, mas é aberto a mais pessoas que se interessem em fazer parte deste movimento missionário, visando fortalecer o grupo.

Publicidade
WhatsApp chat