14.7 C
Brusque
domingo, julho 21, 2024
InícioNotíciasPolítica2º turno das Eleições 2022: Cobertura especial da Diplomata FM inicia no...

2º turno das Eleições 2022: Cobertura especial da Diplomata FM inicia no Cartório Eleitoral de Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Hoje é dia de votação no 2º turno das Eleições 2022, em Santa Catarina e em todo Brasil. A cobertura especial da Rádio Diplomata neste segundo turno das Eleições 2022 teve início às 8h da manhã, com a participação direto do Cartório Eleitoral de Brusque. A participação ao vivo do Juiz repsonsável pela 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Dr. Edemar Leopoldo Schlösser, iniciou a cobertura que seguirá até o período da noite, quando será feita a apuração dos votos e divulgação dos candidatos eleitos em Santa Catarina e no Brasil.

A cobertura envolve equipe nas ruas, com flashs ao vivo, diretor dos principais colégios eleitorais de Brusque, para trazer informações das eleições, e, a partir das 17h, toda equipe estará mobilizada, juntamente com a presença dos comentaristas no estúdio: Professor Reinaldo Uller, José Francisco dos Santos e Reinaldo Cordeiro. Eles contribuirão com a avaliação dos números para, juntos, trazermos todas as informações sobre o resultado das Eleições 2022.

Lembrando que o horário de votação é o mesmo do primeiro turno: das 8h às 17h e os eleitores irão votar para apenas dois cargos em disputa: presidente e governador.  E desde às 8h já é nítida a movimentação nos 295 municípios de Santa Catarina para as Eleições. No nosso estado, são mais de 5 milhões de eleitores aptos a ir às urnas neste dia.

Conforme o Juiz Eleitoral, o início do processo eleitoral para este segundo turno é bastante tranquilo em nosso município. “Já começamos com o tempo bom, sem chuva, e isso colabora para que as pessoas possam se deslocar, tudo organizado, com uma ótima estrutura no Cartório Eleitoral”, destacou o magistrado.

No primeiro turno, o problema das filas foi o que mais preocupou o eleitor. “Eu mesmo passei por várias sessões eleitoras e as filas eram muito intensas e havia, também, o problema no reconhecimento das digitais, mas temos que lembrar que eram cinco votos e hoje são apenas dois. Creio que raramente haverá filas a partir das 17h, como ocorreu no primeiro turno”, acredita.

Orientações

Dr. Edemar lembra que o e-título é um documento bastante prático para votar. Quem não baixou, pode levar o documento físico e um documento oficial com foto em sua sessão de votação, dos colégios eleitorais. Pessoas com deficiência podem ser acompanhadas no momento de votação. O Juiz também recorda que até o momento não ocorreu nenhum tipo de ocorrência relacionada a crime eleitoral foi registrada em Brusque e região. Além disso, Dr. Edemar pede que o eleitor também conte com um pouco de paciência na hora de votar, caso se depare com filas em suas sessões eleitorais.

“Que todos exercitem esse direito de cidadania, e que vença aquele que o povo escolher e que o eleitor tenha um pouco de paciência com as filas e respeito com as pessoas que possuem deficiência, com os idosos e as gestantes. Todos irão conseguir votar, e acho importante que as pessoas vão às urnas. Vote, escolha, para que o voto seja realmente contato. Nulo e branco não contribuem para a escolha de quem irá representar a nação”, finaliza.

Lembrando que a 5ª Zona Eleitoral, que abrange parte de Brusque e os municípios de Guabiruba e Botuverá, está sob a responsabilidade do Juiz Dr. Frederico Siegel.

Segurança Pública

Também do Cartório Eleitoral, a Policia Militar destaca que atua neste dia com efetivo reforçado, com pronto atendimento para atender ocorrências relacionadas a crime eleitoral, mas espera que seja uma eleição tranquila, como foi no primeiro turno. Qualquer situação pode ser relatada diretamente pelo 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão. A PM também informar aos eleitores que todo um planejamento para o pós-apuração já foi preparado, com estratégia de segurança a fim de atuar na ordem pública e garantir a segurança da população.

Diplomata FM: Jornalismo independente não perde eleições!

Publicidade
WhatsApp chat