19 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioAgendaEventos das IgrejasPresépio da Matriz traz réplica da primeira igreja

Presépio da Matriz traz réplica da primeira igreja

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Montagem celebra os 150 anos de fundação da Paróquia São Luís Gonzaga

Todas as 12 Comunidades que integram a Paróquia São Luís Gonzaga já concluíram suas montagens de presépios e árvores de Natal, elementos que ajudam a rezar, refletir e contemplar o nascimento de Jesus. Este ano, a novidade está na igreja Matriz, cujo presépio foi elaborado a partir de uma réplica da primeira igreja católica de Brusque.

“Procuramos dar ênfase ao Ano do Jubileu, quando comemoramos os 150 anos de fundação da Paróquia São Luís Gonzaga. No presépio é possível captar detalhes da vida e da história da nossa cidade. A réplica dessa pequena igrejinha, que acolheu os primeiros fiéis imigrantes e as famílias do nosso povo, vai receber o menino Jesus na noite de Natal”, conta o pároco, padre Diomar Romaniv.

O entorno do presépio é cercado pela natureza, também em referência ao município. “Temos o verde das matas e as flores que lembram os jardins das praças, das nossas casas e das ruas de Brusque. Misturamos cultura e espiritualidade, Igreja e sociedade”, comenta padre Diomar.
Outro detalhe do presépio são as escadarias internas, junto ao presbitério.

“Elas lembram a escadaria da Matriz, cartão postal da nossa cidade, por onde sobem turistas, peregrinos e devotos para adentrar à igreja. Também teremos que subir alguns degraus para chegar ao presépio”, destaca.
Ainda no interior da Matriz é possível contemplar uma grande árvore iluminada, com estrelas e bolas em tamanhos diferentes. “São os frutos de todo o trabalho e história da paróquia. Lembramos as vocações que surgiram em Brusque, religiosos (as), padres, bispos, personalidades e tantas pessoas que contribuíram e levaram o nome do município para o Brasil e para o mundo”, explica.

Já na parte externa da igreja Matriz, bem no centro da escadaria e no início das torres, foi instalado um presépio iluminado e demais arabescos, que se unem às luzes de Natal acesas pela cidade.

“Agradeço aos idealizadores, que se empenharam na construção do presépio e da árvore e convido a todos, sejam católicos ou não, para visitarem a igreja Matriz. Tudo foi preparado com carinho e zelo, para nos ajudar a contemplar o mistério central que é o nascimento de Jesus e a certeza de que Deus está conosco”, reforça, padre Diomar.

Programação das Missas de Natal

Matriz

24 de dezembro, às 19h
25 de dezembro, às 7h, 9h e 19h

Comunidades

24 de dezembro
17h – São Francisco de Assis, São José, Nossa Senhora de Lourdes e São João Batista
18h – Nossa Senhora de Fátima
19h – Santa Rita, Sagrado Coração de Jesus, No Senhora Aparecida
19h30 – Santa Paulina, Santo Antônio

25 de dezembro
8h30 – Cristo Rei
9h – Nossa Senhora de Fátima

Publicidade
WhatsApp chat