30.5 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasEducaçãoColégio Cônsul conquista prêmio de melhor escola em evento de simulações das...

Colégio Cônsul conquista prêmio de melhor escola em evento de simulações das Nações Unidas, em Nova Iorque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Estudantes brusquenses garantiram três grandes premiações em evento de simulações, na National High School Model United Nations (NHSMUM) 2023

Participar de um grande evento internacional é uma experiência muito proveitosa, principalmente quando isso acontece ainda na fase escolar, proporcionando que os estudantes vivenciem situações que despertam novos interesses e possibilidades.11 estudantes do Colégio Cônsul não só participaram de um evento internacional, como também se destacaram e foram premiados. Eles viajaram para Nova Iorque, onde participaram da National High School Model United Nations (NHSMUM) 2023.A simulação ocorreu nos dias 9, 10 e 11 de março, em Nova York e teve participação de mais de 5 mil estudantes. Entre 300 escolas e 94 países participantes, os 11 estudantes brusquenses foram recompensados pela dedicação e estudo com três premiações internacionais.

Na NHSMUM 2023, o Colégio Cônsul representou o Canadá. O ótimo desempenho da delegação resultou em dois prêmios de equipe: Honra ao Mérito pela Preparação e Pesquisa e o prêmio máximo de Excelência da Delegação, como o melhor colégio.

“Estamos aqui em lágrimas e a emoção não nos deixa acreditar que chegamos tão longe. São 300 colégios do mundo inteiro e o Colégio Cônsul fez a diferença”, relata Reynaldo Coimbra, professor do Programa ONU.

Outro destaque foi a dupla Gabriel Ristow e Ana Luiza Buttchevitz, premiada como Melhores Delegados do comitê que participaram, o da Organização dos Estados Americanos (OAS). “A gente tinha uma expectativa, mas não sabíamos que ganharíamos. Ficamos muito felizes, sem saber como reagir. Recebemos os cumprimentos dos outros delegados, foi um sentimento de dever cumprido e de ter o trabalho valorizado”, comenta Gabriel.

Durante as simulações, os alunos desempenharam o papel de diplomatas em suas comissões, discutindo problemas globais e debatendo como eles poderiam ser mitigados e até solucionados. O Projeto Jovem Embaixador e Programa ONU, nascidos em 2021, visam reunir adolescentes para discutir o mundo, com o mundo, pelo mundo e para o mundo.

Para a professora do programa Karline Beber Branco, as simulações são iniciativas que abrem portais para os estudantes, que se encantam com a diversidade cultural escancarada entre os participantes, a riqueza dos sotaques na língua inglesa, a responsabilidade em argumentar sobre temas que assolam o planeta, sobre questões que os fazem perceber o entorno das inúmeras perspectivas que nem imaginavam existir. “Simular os encontros reais da Organização das Nações Unidas (ONU), atuar como diplomatas em um faz de conta em cooperação internacional de caráter social, econômico e humanitário torna nossos estudantes engajados com as liberdades fundamentais. A esperança sai do discurso e os faz chegar aos acordos, provando a eles mesmos que o diálogo pode, de fato, dar conta do famoso clichê de salvar mundo”, completa.

Ao retornar, os estudantes seguirão os seus estudos tendo vivenciado uma experiência internacional enriquecedora. O Colégio Cônsul dará sequência às atividades do Programa ONU, com planos de expandir a oportunidade para mais estudantes.

Publicidade
WhatsApp chat