19.6 C
Brusque
sábado, junho 22, 2024
InícioAgendaEventos das IgrejasParóquias celebrarão São José com programação litúrgica e festiva neste final de...

Paróquias celebrarão São José com programação litúrgica e festiva neste final de semana

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Paróquia São José, de Botuverá, inicia os festejos na sexta-feira e segue até domingo, 19, com missa festiva, almoço típico italiano e churrasco próprio de festa de igreja

Neste final de semana será celebrada a data de São José, padroeiro de diversas comunidades católicas de nossa região. Em Botuverá, o santo é o padroeiro da Paróquia que leva seu nome, localizada no Centro da cidade, e em Brusque, duas capelas também terão celebrações, que já iniciam durante a semana com tríduo preparatório e culminarão com missa festiva no domingo, dia 19, data do padroeiro. Guabiruba também se prepara para celebrar São José, com programação especial na Comunidade São Cristóvão, de sexta a domingo.

São José é considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

Em Botuverá, a igreja Matriz irá celebrar seu padroeiro nos dias 17, 18 e 19 de março. A comemoração tem início na sexta-feira, com o bingo realizado após a missa das 18h30. A festa inicia no sábado à noite, e já haverá venda de cachorro-quente, pastel e cuca a partir das 20h. O baile inicia às 22h. A missa festiva será às 10h de domingo e com presença dos festeiros, seguida do almoço típico italiano e churrasco próprio de festa de igreja, como convida o pároco, Padre Carlos Alberto (Pe. Beto). “Será uma alegria tê-los conosco, tragam sua família para passar o dia na festa e celebrar São José, o padroeiro das famílias e patrono da Igreja Católica, protetor dos operários e da economia doméstica”, convida.

“José inspira-nos na vocação de buscar ser alguém simples. Representa a importância das pessoas comuns, e torna-se para nós um grande exemplo de fé, ternura, obediência, amor, acolhimento, coragem criativa e confiança, bem como de homem trabalhador, justo e honesto”, comentou o pároco.

Padre Beto convida para a festa em Botuverá
Paróquia São José, Botuverá. (Foto: Diplomata FM/Arquivo)

Além de Botuverá, duas paróquias da região também celebram São José neste final de semana. Em Brusque, as paróquias São Luís Gonzaga e Santa Terezinha vão às comunidades dos bairros Primeiro de Maio e Limeira celebrar junto às comunidades o padroeiro das capelas. Ambas as capelas iniciam com tríduo em honra a São José na quinta-feira (16).

Vale destacar que a comunidade São José Operário, do bairro Rio Branco, pertencente à Paróquia Santa Catarina, e celebrará São José no dia 1º de Maio, Feriado do Dia do Trabalhador, data que também tem São José como patrono.

Guabiruba

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Guabiruba, não possui comunidade que tem como padroeiro São José, mas a cidade reserva um lugar muito especial para essa devoção: o Complexo Turístico Morro São José. No Complexo há diversos atrativos como o Mirante da cruz, Oratório, Trilha Ecológica e Religiosa e a Pista de parapente com a prática do voo livre.

Por isso, neste final de semana haverá a seguinte programação na Comunidade São Cristóvão:

Sexta-feira (17), venda de cuca e cachorro-quente durante todo o dia. Sábado (18), venda de cuca, bolo e cachorro-quente até às 18h. Domingo (19), às 9h30, missa solene em honra a São José, celebrada pelo pároco, Pe. Marilton Nuss. Após a celebração, almoço com tradicional prato sortido, completo serviço. Às 18h, missa solene pelos 60 anos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, celebrada pelo Bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. A missa será no Salão Cristo Rei, por conta da reforma que ocorre na igreja Matriz. Às 20h, bênção sobre a cidade, celebrada no Oratório São José, no Morro São José.

Publicidade
WhatsApp chat