24.1 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasGeralNúcleo de Instituições Educacionais visita a sede do Observatório Social

Núcleo de Instituições Educacionais visita a sede do Observatório Social

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Encontro foi marcado pela apresentação de projetos e prestação de contas

Na tarde de quarta-feira, 22 de março, o Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), foi até a sede do Observatório Social de Brusque para conhecer as atividades que a entidade realiza nas escolas do município. Na ocasião, a consultora pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania, Priscila dos Santos Petermann, apresentou a dimensão dos projetos e prestou contas das atividades realizadas em 2022.

A vice-coordenadora do Núcleo, Louise Dorow, comentou sobre a importância da troca de experiências entre o Observatório e os nucleados, ressaltando o saldo positivo do encontro. “O Observatório Social faz um trabalho riquíssimo e que contribui, juntamente com as nossas escolas, para que no futuro nossos alunos sejam cidadãos conscientes e ativos na sociedade. Então esse momento foi de grande valia, porque quando unimos forças os resultados são muito mais efetivos”, enfatiza.

A consultora pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania, Priscila dos Santos Petermann, reafirma o valor do compartilhamento de vivências entre as entidades e salienta a alegria em levar a mais pessoas as atividades do Observatório.

“Foi uma satisfação imensa receber os integrantes do Núcleo. O foco foi apresentar, detalhadamente, nossa atuação nas escolas e, também, prestar contas do trabalho desenvolvido no decorrer do ano de 2022. Para o Observatório é muito importante ter um feedback do trabalho desenvolvido e ouvir das escolas as suas necessidades, para que possamos desenvolver novas ações e atingir mais alunos”, comenta Priscila.

Projetos
Na ocasião, o grupo pôde conhecer melhor três projetos aplicados em escolas de Brusque, Guabiruba e Botuverá. O primeiro é o “Era uma vez uma semente do bem”, uma ação de contação de histórias, que possui versão online e presencial. Em 2022, o projeto passou por 21 escolas, impactando mais de 3200 alunos. Já na versão digital 41 escolas participaram e mais de 6500 estudantes assistiram as histórias.

Outro projeto é o “Observador Mirim”, que é realizado com turmas de 4º Anos do Ensino Fundamental e, em 2018, foi reconhecido com o Selo Pró-Íntegro de Prevenção Primária à Corrupção. No último ano, 50 escolas receberam a ação e mais de 2300 alunos participaram do projeto.

Por último, a “OAB Vai à Escola”, em parceria com advogados voluntários, tem o objetivo de levar aos jovens, do 1º Ano do Ensino Médio, noções básicas de legislação, o papel do cidadão e esclarecimentos sobre direitos e deveres.

Publicidade
WhatsApp chat