22.2 C
Brusque
sexta-feira, dezembro 8, 2023
InícioNotíciasGeralACIBr recebe prefeito e vice-prefeito de Botuverá em sua reunião de diretoria

ACIBr recebe prefeito e vice-prefeito de Botuverá em sua reunião de diretoria

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
Publicidade

O prefeito de Botuverá, Alcir Merízio, e o vice-prefeito, Valmor Costa, estiveram presentes na reunião da diretoria da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), na segunda-feira, 27 de março. Assim como os prefeitos de Brusque e Guabiruba, que participaram de reuniões anteriores, os representantes do Executivo botuveraense apresentaram uma panorama geral de ações, investimentos e obras na cidade. Além de integrantes da diretoria da ACIBr, o encontro contou ainda com representantes do Núcleo de Empresários de Botuverá.

Crescimento exponencial
Inicialmente, o prefeito trouxe um relatório da movimentação econômica da cidade, que entre 2016 e 2021 registrou um crescimento médio de mais de 13% ao ano. Segundo ele, os setores têxtil e de mineração foram os que mais se fortaleceram no período na localidade. “Botuverá é um dos municípios que mais cresce, em termos de indústrias, no Vale do Itajaí e no Estado. Vimos que esse crescimento se dá, principalmente, pelos investimentos nas empresas que se instalam na cidade, além da evolução tecnológica e de maquinário do setor”, comentou.

Obras principais
Além disso, o prefeito apresentou algumas demandas necessárias para o município, como a implementação e construção de uma nova subestação da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), no bairro Pedras Grandes, demanda solicitada há anos, e que tem sido buscada com o apoio da iniciativa privada, através do Núcleo de Empresários de Botuverá da ACIBr. Em relação a Subestação, o prefeito falou a respeito da aquisição do terreno, por parte do Executivo, e que posteriormente será doado à Celesc. “A documentação do local está pronta, e os próximos passos serão a desapropriação, conforme combinado, para que a doação seja feita logo para a Celesc e a obra se inicie. O quanto antes fizermos a doação e a obra começar, mais cedo teremos a Subestação”, detalhou.
Da mesma forma, a Barragem de Botuverá foi abordada na oportunidade, pleito aguardado há anos por toda a região, ainda sem previsão de ser iniciado. “Queremos nos reunir com o novo secretário da Defesa Civil do Estado para definirmos o que ainda precisa ser feito por essa obra. Vamos continuar cobrando, em parceria com as demais entidades, para que essa Barragem saia do papel”, comentou.

Demais ações
Outras demandas, na área de infraestrutura, como obras de abertura e pavimentação de ruas, em diversos bairros do município; bem como construção de pontes; escola e quadras poliesportivas; entre outros, foram citadas na oportunidade. Ações na área da saúde, meio ambiente, esporte e turismo, agricultura, assistência social e educação, também foram apresentadas aos diretores da ACIBr.
Por fim, o prefeito agradeceu a oportunidade e frisou a força da parceria público-privada em prol da cidade e região. “É uma satisfação estarmos aqui, pois, ao apresentarmos as ações e demandas da cidade, podemos conseguir apoio da ACIBr na busca de ações em prol da nossa cidade e região. São muitas questões, em diversas áreas, que queremos investir em melhorias e, sem dúvida ter o apoio da iniciativa privada, é fundamental. Quem ganha com isso tudo é a população e o desenvolvimento local”, completou Merízio.
A presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, também avaliou o encontro com uma perspectiva positiva, já que mais uma vez aproximou a entidade das demandas da cidade. “É sempre importante ouvirmos os gestores públicos e termos essa proximidade, entre eles e o setor produtivo local, que gera emprego, renda e desenvolvimento, na nossa região. Esse alinhamento com os prefeitos é fundamental, para que também possamos ajudá-los na busca de subsídios, estaduais ou federais, em prol de obras para Brusque, Guabiruba e Botuverá”, frisou.

Da mesma forma, Rita salientou o potencial econômico de Botuverá e as necessidades de obras de infraestrutura. “Estamos localizados em uma região muito próspera, e Botuverá ainda tem a prevalência do setor têxtil, que cresceu muito nos últimos anos, além da mineração e da agricultura familiar. Cada cidade tem as suas particularidades e vimos que, de modo geral, os maiores problemas estão na área de infraestrutura. Assim, a ACIBr fica à disposição para contribuir para na solicitação desses pleitos, para uma região cada vez mais pujante”, pontuou.

Próximos encontros
Após os encontros e diálogos com os três prefeitos da região, a ACIBr deverá receber, nas próximas reuniões de sua diretoria, os presidentes das Câmeras de Vereadores de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Fonte: Texto e imagens – Assessoria de Comunicação da ACIBr.

Publicidade
WhatsApp chat