19.9 C
Brusque
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasGeralRepresentantes do CMDCA falam sobre o trabalho do conselho e eleições do...

Representantes do CMDCA falam sobre o trabalho do conselho e eleições do Conselho Tutelar

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Estão abertas as inscrições para o Conselho Tutelar do Município de Brusque. São cinco vagas para mandato de quatro anos, correspondente ao período de 10 (dez) de janeiro de 2024 a 9 (nove) de janeiro de 2028, em conformidade com o art. 139, §2º, da Lei Federal n. 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Os interessados têm de segunda-feira (03) até o dia (03) de Maio.

Para falar sobre o assunto, o Jornal da Diplomata recebeu na manhã desta terça-feira (4), em entrevista ao vivo, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Giovana da Silva e a Dra. Daniela Lang, Conselheira. A entrevista foi conduzida por Sergio Ferreira. Acompanhe.

Entrevista completa
(Foto: Diplomata FM)

As inscrições devem ser realizadas pessoalmente pelo candidato ou por procurador com poderes específicos, não sendo admitidas inscrições por e-mail ou outra forma digital. A inscrição será gratuita. Sendo que somente poderão concorrer ao cargo de membro do Conselho Tutelar os candidatos que preencherem os requisitos para candidatura fixados na Lei Federal n. 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Lei Municipal n. 14/2023.

Requisitos

–  Reconhecida idoneidade moral;

– Idade superior a 21 (vinte e um) anos;

–  Residir em Brusque; 

– Conclusão do Ensino Superior; 

– Não ter sido suspenso ou destituído do cargo de membro do Conselho Tutelar em mandato anterior, por decisão administrativa ou judicial;

–  Não incidir nas hipóteses do art. 1o, inc. I, da Lei Complementar Federal n. 64/1990 (Lei de Inelegibilidade);

– Não ser membro, desde o momento da publicação deste Edital, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;

– Não possuir os impedimentos previstos no art. 140 e parágrafo único da Lei Federal n. 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Eleição

Os novos membros do Conselho Tutelar vão ser escolhidos em sufrágio universal, pelo voto direto, facultativo, uninominal e secreto dos eleitores aptos no cadastro da Justiça Eleitoral no Município. A eleição ocorre no dia 01 de outubro de 2023, das 8hs às 17hs.

Os locais de votação vão ser definidos pela Comissão Especial até o dia 31 de agosto de 2023. Todos os interessados devem ler e estar atentos ao edital (EDITAL n.º 006/2023/CMDCA).

Publicidade
WhatsApp chat